salmão grelhado com molho teriyaki e couve pak choy, a receita que fazemos todas as semanas cá em casa

    Normalmente é à segunda-feira. Depois dos excessos do fim de semana, gostamos sempre de ter um jantar mais light à segunda-feira para começar a semana de uma forma mais saudável. Como toda a gente cá em casa adora salmão e o meu querido Marido Mistério é fanático por couve pak choy, fazemos esta maravilha literalmente todas as semanas. Esta receita do blog Brooklyn Supper costuma ser uma das nossas inspirações: é fácil, é deliciosa e não engorda (muito!).

    Só precisa de ter em casa molho teriyaki, gengibre fresco ralado, alho picado, azeite, lombos de salmão com pele, couves pak choy cortadas ao meio ao comprido, cebolinho cortado em rodelas muito fininhas e se, não estiver de dieta, acompanhe com arroz branco ou basmati.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    grilled-teriyaki-salmon-8-1.jpg

     

    Pré-aqueça o grelhador. Enquanto isso, prepare o salmão e o molho.

    Misture o molho teriyaki, o gengibre e o alho numa panela pequena em lume médio alto. Deixe cozinhar, mexendo várias vezes, durante cerca de 10 minutos ou até o molho ficar espesso o suficiente de forma a ficar colado nas costas de uma colher de pau. Reduza para lume brando se for preciso. Deixe arrefecer ligeiramente e reserve cerca de 2/3 do molho para servir com a couve e o resto para o salmão.

    Lave e seque os lombos de salmão e disponha-os num tabuleiro. Pincele ambos os lados com azeite. A seguir, pincele o molho teriyaki.

    Deixe o salmão assentar com o molho durante cerca de 20 minutos.

    Coloque a couve pak choy com o corte virado para baixo no centro do grelhador.

    Deixe ao lume durante 3 a 4 minutos ou até a couve ficar macia e com as pontas douradas. Vire as couves ao contrário e deixe cozinhar durante mais 2 minutos. Transfira para um prato e espalhe por cima das pak choy cerca de 1/3 do molho teriyaki.

    Coloque agora os lombos de salmão no centro do grelhador com a pele virada para baixo. Deixe cozinhar durante 6 a 8 minutos.

    Pincele o salmão com o molho teriyaki e vire o lombo com cuidado e com a ajuda de uma espátula. Deixe ao lume durante mais 1 a 2 minutos.

    Transfira os lombos de salmão e a couve pak choy para os pratos que vai servir. Tempere com o resto do molho teriyaki e com o cebolinho.

    Se quiser e puder, acompanhe com arroz basmati ou arroz branco.

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: brooklyn supper 

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *