Como é que uma pessoa em dieta sobrevive nesta casa, meu Deus? Está uma pobre alma concentradíssima, a alimentar-se praticamente de água e de umas poucas migalhas, quando o meu querido e adorável Marido Mistério decide fazer (só porque sim e porque pode!) esta tentadora tarte gelada de Oreo e Nutella. Isto é ou não é tortura chinesa? Como é que eu vou conseguir ir à praia sem ser de burka? Está difícil…
É por causa destas loucuras dele que o ambiente na Mansão Mistério é de uma esquizofrenia latente. Ele faz tartes geladas de Oreo e Nutella, eu tento fechar os olhos e a boca e dedico-me a fazer um jantarinho minimamente saudável. O ideal mesmo era não comer absolutamente nada mas isso, confesso, não consigo. Tento então arranjar um equilíbrio entre um jantar saudável e qualquer coisa que não afugente as crianças. Foi precisamente uma receita assim que descobri no blog Cooking Classy. Demora 10 minutos a preparar e 15 no forno.
Só preciso de lombos de salmão, mostarda Dijon, mel, alho picado, panko (é um pão ralado japonês mais leve e estaladiço que encontra nos grandes supermercados), salsa picada, raspas de limão, azeite, sal e pimenta preta moída.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C. Espalhe spray de cozinha no tabuleiro que vai usar e ponha de lado.
Numa taça pequena, misture a mostarda, o mel e o alho. Num prato fundo, junte o pão ralado panko, a salsa e as raspas de limão. Espalhe um fio de azeite por cima e mexa bem.
Agora pegue num lombo de salmão de cada vez. Pincele o topo com o molho de mostarda e mel, tempere com sal e pimenta, vire o lombo ao contrário e passe-o pela mistura do panko (a ideia é virar para baixo a parte onde pincelou o molho de mostarda e mel para que a mistura de panko se agarre mais facilmente ao salmão).
Faça o mesmo com o outro lado do salmão: pincele primeiro com o molho de mostarda e mel, tempere com sal e pimenta e passe pela mistura de panko. Repita o processo com os restantes lombos. Disponha-os no tabuleiro e leve ao forno durante 13 a 15 minutos até o salmão ficar a seu gosto.
O meu querido Marido Mistério nunca deixa mais do que 10 minutos. Ele lá sabe!
Sirva quentes, decorados com umas fatias de limão e acompanhados de espargos cozidos temperados com azeite.
Leia ainda:
- Salmão no forno com abóbora e cuscuz
- Salmão braseado com molho de soja e cebolinho
- Salmão com puré de abacate para fazer em 15 minutos
Uma ótima e saudável semana,
Ela
receita e foto: cooking classy