Enquanto o meu querido Marido Mistério procura receitas para um detox depois da Páscoa, eu continuo em busca de receitas deliciosas como este salmão no forno com molho de caril e coco. Aliás, vou ignorar os posts dele, porque me parecem ligeiramente ofensivos. É claro que são uma indireta para mim. Por isso, vou fingir que não percebi o recado e vou enviar-lhe esta receita de salmão no forno do blog Half Baked Harvest, para Ele fazer para o nosso jantar de hoje. Ainda por cima, salmão é um peixe super nutritivo e saudável, já este molho… ok, isso agora não interessa nada.
Assim, para fazer esta maravilha, vamos precisar de lombos de salmão cortados em cubos, queijo creme, caril picante em pó, pasta de caril vermelho, gengibre fresco ralado, uma chalota picada, sal e pimenta preta, leite de coco, molho de soja, manteiga com sal e sementes de sésamo. Depois, para fazer o molho de manga, reserve uma manga cortada em pequenos cubos, um jalapeño sem sementes picado, sumo de lima, coentros picados e cebolete picado.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 220º C.
Depois espalhe, num pirex ou numa travessa própria para ir ao forno, o salmão juntamente com o queijo creme, o caril picante em pó, a pasta de caril vermelho, o gengibre fresco ralado e a chalota picada. A seguir tempere com sal e pimenta e espalhe por cima o leite de coco. Depois acrescente o molho de soja. Nessa altura, mexa até obter um molho cremoso e homogéneo.
Entretanto disponha as fatias de manteiga sobre o salmão e decore com as sementes de sésamo.
Finalmente leve ao forno durante 20 a 30 minutos ou até o molho engrossar e o salmão ficar a seu gosto (eu gosto do salmão mal passado).
Enquanto isso, faça o molho de manga, misturando todos os ingredientes numa taça.
Sirva o salmão com o molho em taças com arroz basmati.
No final, decore com o molho de manga. Agora, diz-me lá, meu querido Marido Mistério: este salmão no forno até é saudável, não é? Esquece, a tua resposta não me interessa.
Uma ótima semana,
Ela