Para a grande maioria dos portugueses, Sexta-Feira Santa é dia de jejum ou de comer peixe. Jejum, tento eu fazer todos os dias sem grande sucesso, mas um peixinho é sempre bem vindo, sobretudo se for salmão, um dos meus poucos vícios saudáveis. Fé ou tradição, o que importa é que é um excelente ritual por dois motivos: primeiro porque adoro peixe e segundo porque não engorda.
Esta receita do blog Natasha’s Kitchen demora menos de meia hora a fazer e é simplesmente deliciosa.
Só precisa de lombos de salmão, sal, pimenta, azeite e salsa. Para o molho, uma cebola ou duas chalotas picadas, sumo de limão fresco, vinho branco seco, natas e manteiga.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Prepare um tabuleiro forrado com papel de alumínio ou vegetal. Coloque por cima os lombos de salmão com a pele virada para baixo, tempere com sal e pimenta e um fio de azeite por cima.
Leve o tabuleiro destapado ao forno a 220º C durante 10 a 15 minutos, dependendo da altura dos lombos de salmão, ou até o salmão ficar a seu gosto.
Entretanto, numa panela pequena, junte 1/4 de chávena de cebola ou das chalotas picadas, 1/4 de chávena do sumo de limão e 1/4 de chávena de vinho branco. Deixe ferver em lume médio até o molho reduzir para uma consistência mais espessa, durante cerca de 7 a 8 minutos.
Junte metade de uma chávena de natas e, quando começar a ferver, reduza para lume brando, acrescentando lentamente oito colheres de sopa de manteiga, uma de cada vez, mexendo sempre. Tempere com sal e retire a panela do lume. Tape para manter o molho quente até à hora de servir.
Emprate os lombos de salmão e cubra-os com o molho de manteiga e limão, decorando-os com salsa picada.
É ou não é um excelente jantar para hoje?
Uma ótima Páscoa para os melhores leitores do mundo,
Ela
receita e foto: natasha’s kitchen