Hoje o meu pequeno-almoço foi (quase) de dieta. Em vez de pão, uma maçã (linda menina!) e em vez de manteiga, uma fatia de fiambre de frango? “Jajão!”, como diria a nossa equipa de futsal. Não, infelizmente, não foi uma fatia de fiambre de frango. Isso era o que a minha nutricionista me sugeriria. Tenho muito pena, mas o meu pequeno-almoço tem de ter sabor, senão não consigo enfrentar mais um longo dia de trabalho. E foi no site Jerry James Stone que descobri esta receita super-mega-fácil.
Tudo o que precisa é de maçã, manteiga de amendoim, pistácios picados e passas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, para duas pessoas, consulte a receita original aqui.
Pode usar o tipo de maçãs que quiser. Corte as bases de forma a que as maçãs se mantenham de pé. Corte as maçãs em três fatias grossas, mantendo o topo com o pauzinho intacto (Claro que não vai comê-lo mas fica mais giro). Se por acaso for comer mais tarde, ponha umas gotas de sumo de limão nas fatias para não oxidarem. Espalhe uma colher de manteiga de amendoim em cada fatia de maçã. Ponha os pistácios na fatia de baixo e coloque as passas na fatia de cima. Tape com o topo e… coma!
Não é o pequeno-almoço mais saudável do mundo, mas podia ser pior. Podia ter pão, ovos, bacon… Ao menos é vegan e não tem glúten. E pode sempre juntar o que lhe apetecer, como chocolate derretido ou até mesmo a fatia de fiambre de frango que a minha nutricionista tanto gosta. Esta receita é só um guia. A sua imaginação é o limite.
Ah! Tenha uns guardanapos de papel por perto quando der a primeira trinca. Só pelo sim, pelo não…
Bom fim-de-semana (que já está quase a chegar…),
Ela
receita e foto: jerry james stone