sanduíches de bolachas de chocolate com recheio de doce de leite

    Imagine uma sandocha de courato. Daquelas feitas com o bom e tradicional papo-seco. Cheias de gordurinha de porco entranhada no miolo. Agora esqueça o courato. E o papo-seco. E a gordura entranhada no miolo. Substitua o papo-seco por umas bolachas de chocolate bem crocantes. E o courato por um divinal e macio creme de doce de leite. Eu sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas a verdade é que estas são as minhas sandochas preferidas. Doces, crocantes, cremosas e verdadeiramente viciantes. Ainda por cima, são facílimas de fazer: só precisa de 15 minutos a preparar e 15 minutos no forno.

    21_BolachasdeChocolate_6389_AR.jpg

    É claro que num fim-de-semana em que as temperaturas em Portugal estão ao nível da Sibéria em Janeiro, eu tinha de fazer esta maravilha. Além disso, sempre serve para lhe mostrar um bocadinho do que temos no nosso novo livro 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida. Estas sanduíches de bolacha de chocolate com recheio de doce de leite são apenas uma das 32 receitas de sobremesas imperdíveis que temos no livro. Mas também há sugestões para o brunch, para o almoço e para o jantar. Mas agora vamos ao nosso lanche de hoje.

    CAPA-3D-CM2.jpeg

     

    Ingredientes 

    Para 12 sanduíches

    • 140 g de farinha
    • 50 g de cacau em pó
    • 1⁄2 colher de chá de canela
    • 1 pitada de pimenta-de-caiena
    • 1⁄2 colher de chá de flor de sal
    • 1⁄2 colher de chá de bicarbonato de sódio
    • 115 g de manteiga amolecida
    • 200 g de açúcar granulado
    • 2 ovos grandes
    • 380 g de doce de leite
    • 1 colher de chá de extrato de baunilha

     

    Pré-aqueça o forno a 160° C e prepare um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. 

    Misture, numa taça média, a farinha, o cacau em pó, a flor de sal, o bicarbonato de sódio, a canela e a pimenta-de-caiena. Deixe de parte.

    Bata a manteiga e o açúcar numa batedeira na velocidade média. Junte os ovos, um de cada vez, e a baunilha. Misture novamente. Reduza a velocidade e adicione, de forma gradual, a mistura da farinha.

    Com a ajuda de uma colher de gelado, faça bolinhas com a massa e disponha-as no tabuleiro que preparou, separadas por 5 cm de distância. Espalhe açúcar por cima de cada uma.

    Leve ao forno durante 13 a 15 minutos ou até o topo começar a abrir algumas fendas.

    Retire do forno e deixe arrefecer.

    Espalhe uma colher de sopa de doce de leite numa bolacha e coloque outra por cima, formando uma sanduíche. Repita o processo até terminar as bolachas.

    Agora esqueça lá os couratos e delicie-se com esta maravilha.

     

    Umas óptimas sanduíches para si onde quer que o doce de leite esteja,

    Ele

     

    foto: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida

     

    CAPA-3D-CM2.jpeg

    101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
    Preço: €19,90 €17,91
    À venda aqui

     

    Um comentário em “sanduíches de bolachas de chocolate com recheio de doce de leite

    1. As bolachas são muito saborosas , mas apesar de seguir a receita á risca ( respeitei as quantidades e a forma de envolver os ingredientes) quando as coloquei no forno em cima do papel vegetal , claro ! Passado uns minutos vejo a massa a esticar e as minhas bolachas ficaram uma só enorme bolacha que nunca cresceu nem sequer rachou . De aspecto dou-lhes um 1 (de 1a10) e de sabor um 6 . Nem me passou pela cabeça usar o doce de leite nestas bolachas feias e fiz bem . Elas são super doces mesmo sem o doce de leite…
      A não repetir !

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *