Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

sashimi de lombo de salmão curado num divinal molho de limão

12.08.20

É fresco e é das receitas mais fáceis de fazer. De véspera, só tem de misturar os ingredientes para o molho e envolver o lombo de salmão nessa combinação divinal. No momento de servir, lava o lombo e corta-o em fatias muito fininhas. Serve com crème fraîche e um fio de azeite extra virgem.

Mas agora que já contei a receita quase toda, há que agradecer à espectacular revista Delicious por ter inventado esta receita perfeita para o Verão. Já agradeceram? Então vamos em frente...

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de lombo de salmão (se for selvagem, melhor) sem pele e sem espinhas, crème fraîche e azeite extra virgem. Para a mistura com que vai curar o salmão, precisa de sal grosso, açúcar de confeiteiro, grãos de pimenta rosa esmagados, raspas de três limões e endro fresco picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

DEL0218-Sparrow-SalmonCure_020478-768x960.jpg

 

Misture todos os ingredientes para a cura, numa taça, deixando de parte metade do endro picado. Coloque o lombo de salmão num prato e cubra todos os lados do peixe com a mistura. Tape o prato com película aderente e leve ao frigorífico durante 12 horas (não deixe mais tempo para não ficar demasiado salgado).

Ao fim das 12 horas, retire toda a mistura de sal raspando levemente com uma faca e lave o lombo de salmão em água fria a correr. Seque o peixe com papel de cozinha, tape-o e volte a colocar no frigorífico até ao momento de servir – como está curado, o lombo de salmão aguenta, pelo menos, mais um dia no frigorífico.

Na hora de servir, corte o lombo em fatias muito fininhas e sirva-o, directamente nos pratos, por cima de uma colher de sopa de crème fraîche. Termine com um fio de azeite extra virgem por cima, o endro picado que deixou de parte e mais umas raspas de limão. O azeite e o crème fraîche vão misturar-se com o sabor irresistível do limão, criando o melhor sashimi que já provou.

Cá em casa, todos adoramos jantares simples como este. Então com um bom vinho branco a acompanhar...

 

Um óptimo salmão para si onde quer que o sashimi esteja,
Ele

 

receita e foto: delicious