sashimi de salmão com molho de limão, o jantar ideal para quem está de dieta

    É provavelmente a minha receita preferida. Quando vou a restaurantes japoneses, peço sempre todos os sashimis e todos os carpaccios disponíveis na carta, para grande desespero do meu querido Marido Mistério, já que acaba por sair mais caro, porque infelizmente preciso de muito sashimi e de muito carpaccio para alimentar este corpinho (quase) perfeito. E qual foi a solução que Ele encontrou para este dilema? Fazer sashimi e carpaccios em casa. O meu querido Marido Mistério adora ir à peixaria quase tanto como eu gosto de comer salmão, por isso, está lá batido todas as semanas.

    E hoje à noite o meu jantar vai ser esta magnífica receita do blog Williams-Sonoma. É saudável, é super light e é incrivelmente deliciosa. Para fazer esta maravilha, o meu querido Marido Mistério só precisa de um lombo de salmão sem pele e muito fresco (o ideal é pedir na peixaria um lombo próprio para sashimi) enrolado em película de papel aderente e congelado durante 30 minutos, azeite extra virgem, alcaparras, sumo de limão fresco, salsa picada, cebola roxa cortada em fatias fininhas, flor de sal, pimenta preta moída e rodelas de limão para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    july-1-Salmon-Crudo-with-Red-Onion-and-Fried-Capers.jpg

     

    Corte o lombo de salmão em fatias muito fininhas com uma faca bem afiada. Disponha-as numa travessa, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 a 60 minutos.

    Enquanto isso, aqueça o azeite numa panela em lume médio alto. Junte as alcaparras com cuidado. Deixe fritar, agitando a panela para ir virando as alcaparras até ficarem com um tom dourado e acastanhado, durante 30 a 60 segundos. Transfira as alcaparras para um prato forrado com uma folha de papel de cozinha. Coloque o azeite numa taça pequena e deixe arrefecer durante 5 minutos. Junte agora o sumo de limão e a salsa ao azeite e mexa bem até o molho ficar homogéneo.

    Disponha a cebola roxa por cima das fatias de salmão e espalhe o molho por cima também. Tempere com flor de sal e pimenta e, finalmente, espalhe as alcaparras por cima do salmão. Decore com as rodelas de limão e sirva.

     

    Um ótimo jantar,

    Ela

     

    receita e foto: williams-sonoma

     

    6 comentários em “sashimi de salmão com molho de limão, o jantar ideal para quem está de dieta

    1. Que dica deliciosa, o salmão é um dos pratos prediletos, o que não pe predileto é o preço do peixe. Sempre bem caro, porém de tempo em tempo compro um pedaço de salmão e preparo para uma boa degustação com azeite e folhas verdes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *