A segunda-feira está para os dias de semana assim como a chuva está para esta época do ano. É uma espécie de Ovelha Negra da semana de quem toda a gente quer fugir. Por mim, quanto menos tiver de me mexer à segunda-feira, melhor. E isso começa com a velocidade em câmara lenta a que saio da cama até à preguiça súbita que me invade à hora de fazer o jantar.
Para hoje, a minha solução é esta receita quase milagrosa do site The Kitchn. Trata-se de um maravilhoso spaghetti vegetariano frio. Vantagem: só precisa de sujar a panela onde coze a massa (e é sujar com água a ferver…) e tem o seu jantar pronto em apenas 15 minutos.
De ingredientes, vai precisar de spaghetti, tomatinhos cherry, pepino, pimento verde, pimento vermelho, cebola roxa, azeitonas laminadas, molho vinagrete (comprado ou caseiro), queijo parmesão e salsa fresca picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Tudo se passa enquanto coze a sua massa. Esse é todo o tempo de que precisa para fazer este jantar. Coloque uma panela de água a ferver e coza a massa seguindo as instruções da embalagem.
Enquanto isso, trate do recheio: corte os tomatinhos cherry ao meio, retire as sementes do pepino e corte-o em cubos pequenos, escorra as azeitonas laminadas e pique os pimentos e a cebola roxa.
Quando a massa estiver al dente, escorra-a e passe-a por água fria até ficar morna (a receita original recomenda que a deixe arrefecer no frigorífico durante duas horas, mas eu prefiro apressar). Junte a massa com os ingredientes do recheio e tempere com o molho vinagrete. Misture tudo muito bem para envolver a massa no recheio e no molho. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e sirva com o parmesão ralado no momento e a salsa picada espalhados por cima.
Um óptimo jantar para si onde quer que a loiça suja esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn