Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

será este o melhor leite para a sua saúde?

Desde que, no início deste ano, o leite de aveia chegou aos supermercados norte-americanos que se tornou uma verdadeira obsessão. E quando digo obsessão não estou a pensar na fixação de Bruno de Carvalho pelo Sporting. Não, estou a falar de comprar tudo o que tem leite de aveia, ao ponto de o fazer esgotar, não apenas em supermercados, mas também em cafés e pastelarias.

Mas, afinal, o que é que torna o leite de aveia no melhor substituto do leite de vaca?

wide-oat-milk.jpg

 

A consistência

Em primeiro lugar, aquela textura cremosa que o leite de vaca tem e que nenhum leite vegetal consegue imitar. A aveia está carregada de fibras e absorve a água com muito mais facilidade do que a amêndoa, a soja ou os outros frutos secos. Isso quer dizer que o leite de aveia fica com uma consistência natural muito mais cremosa do que qualquer outra alternativa. E sem quaisquer ingredientes adicionados. Foi por isso que os baristas americanos o começaram a usar para preparar lattes  irresistíveis e carregados de esouma como esta delícia que vê aqui em baixo. E foi por isso também que o leite de aveia esgotou rapidamente.

Captura de ecrã 2018-09-14, às 15.46.47.png

O sabor

Eu confesso que não sou grande adepto do sabor do leite de soja. E, então, se tiver açúcar adicionado, pior ainda. Pelo contrário, a aveia tem um ligeiro e delicado toque adocicado que passa discretamente para o leite. Basta ver como umas simples papas de aveia são tão deliciosas.

 

Tem pouca gordura

Começam as boas notícias para a minha querida Mulher Mistério. Qual é o maior problema do leite de coco? Exactamente, a gordura. Por exemplo, 240 ml de leite de coco têm cerca de 50 g de gordura, muita da qual é saturada. Já a mesma quantidade de leite de aveia tem apenas 2,5 g de gordura saudável. E mesmo os leites de frutos secos, que têm uma gordura saudável, são mais gordos do que o leite de aveia.

 

Tem muitas fibras

Mais uma boa notícia para a dieta. Segundo a nutricionista Lisa Hayim, ouvida pelo jornal online Huffington Post, o leite de aveia tem uma quantidade equilibrada de hidratos de carbono e uma quantidade bastante razoável de fibras, consideravalmente mais do que o leite de vaca ou de soja. E o que é que isso quer dizer? Em primeiro lugar, vai dar-lhe energia para o resto do dia sem o encher de gorduras. Depois, vai transmitir-lhe uma sensação de saciedade que o fará evitar aqueles ataques de fome típicos a meio da manhã. Finalmente – a melhor notícia de todas – segundo a nutricionista, estamos a falar "do específico tipo de fibras que pode ajudar a reduzir o colesterol".

AdobeStock_179814732.jpeg

Dá-lhe energia

Segundo a revista Shape, a vitamina B é uma das mais importantes para lhe dar energia. E isso significa mais vontade de fazer exercício e mais calorias queimadas. Acontece que a vitamina B é uma das principais vitaminas presentes na aveia. Além disso, ainda tem magnésio, fósforo e ferro. É claro que nem tudo é perfeito e, por exemplo, no que diz respeito à quantidade de proteínas, o leite de aveia perde para o leite de vaca e para o leite de soja.

 

Como fazer

Eis que chegamos à parte mais importante: como fazer leite de aveia em casa. Felizmente, é também a parte mais fácil. Só precisa de seguir estes quatro passos:

  1. Mergulhe 100 g de flocos de aveia em água quente durante 20 minutos.
  2. Escorra a água, enxague os flocos e aveia e bata-os, num liquidificador ou no robô de cozinha, com 750 ml a 1 litro de água limpa até ficar tudo bem triturado.
  3. Filtre este batido através de um pano, aproveitando todo o líquido e deitando fora os restos de aveia. 
  4. Guarde o leite numa garrafa de vidro fechada, no frigorífico, durante até cinco dias.

 

Um óptimo leite para si onde quer que a aveia esteja,

Ele

 

fotos: shapechampion coffeehuffington post

1 comentário

Comentar post