Tenho de confessar que estava, há meses, à espera que voltasse o tempo de chuva para ter uma desculpa para fazer esta pequena maravilha. Trata-se de uma cremosa sopa com cara de Sara Sampaio e corpinho de Pomba Gira. Se à primeira vista, esta receita pode parecer uma inofensiva e dietética sopa de brócolos, à segunda olhadela vai perceber que está carregada de queijo gruyère derretido no interior.
Isto pode querer dizer que não estamos perante uma sopa light, mas estamos segurante à frente de uma das mais deliciosas e surpreendentes sopas para o Inverno.
A receita é do espectacular blog Bev Cooks e é facílima de fazer. Leva apenas cebola laminada, alho picado, manteiga, farinha, leite, caldo de galinha, queijo gruyère ralado, brócolos triturados e queijo parmesão raldo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Depois de derreter a manteiga, em lume médio, salteie a cebola laminada durante cerca de 5 minutos até começar a ficar tostada nas pontas. Acrescente o alho, tempere com sal e deixe cozinhar durante cerca de um minuto.
Junte a farinha e, depois de esta absorver a gordura da panela, adicione o leite aos poucos enquanto vai mexendo, de forma a engrossar lentamente sem criar grumos. Coloque o caldo de galinha, mexa um pouco, acrescente o queijo ralado e continue a misturar até este derreter.
Para terminar, só precisa de juntar os brócolos triturados e ajustar o tempero de sal. Deixe os brócolos cozerem durante cerca de 5 minutos. Quando estes estiverem tenrinhos, sirva a sopa com um a dois pequenos bouquets de brócolos em cada prato para enfeitar, um fio de azeite e o parmesão ralado.
Se esta não é a melhor sopa do mundo, não sei o que é.
Uma óptima sopa para si onde quer que o queijo esteja,
Ele
receita e foto: bev cooks