Estou há mais de meia hora a babar-me só de olhar para esta fotografia e para o aspecto desta sopa divinal. A minha querida Mulher Mistério já me trouxe dois alguidares e isto não tem modo de parar. Eu adoro brócolos, sou fã de crème fraîche e idolatro sopas cremosas, leves e aveludadas sem batata.
É por isso que hoje está decidido: o nosso jantar vai ser esta fenomenal sopa de brócolos da Donna Hay.
Tudo o que vou precisar é de azeite, cebola picada, alho laminado, brócolos cortados em fatias fininhas, caldo de galinha, água, espinafres baby, crème fraîche, sal e pimenta. Como toppings, pode usar pancetta, pão ralado e rebentos de brócolos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Aqueça metade do azeite numa panela grande, em lume forte. Junte a cebola e o alho e deixe saltear durante uns minutos até a cebola aloirar. Acrescente os brócolos e cozinhe, com a panela tapada, durante mais três a quatro minutos. Adicione o caldo de galinha e a água, volte a tapar e deixe cozer mais 5 a 10 minutos.
Quando os brócolos estiverem muito macios, junte os espinafres baby e deixe-os murcharem bem. Bata tudo com a varinha mágica ou um robô de cozinha e termine misturando o crème fraîche, o sal e a pimenta.
Enquanto a sopa estiver a cozer, cozinhe a pancetta, numa frigideira, até ficar bem estaladiça. Retire-a e deixe-a de lado. Junte o resto do azeite à mesma frigideira e salteie o pão ralado com o tomilho até aquele ficar tostado. Adicione os rebentos de brócolos e deixe mais um minuto.
Sirva a sopa com mais umas gotas de crème fraîche por cima, o pão ralado tostado e a pancetta.
Uma óptima sopa para si onde quer que a batata esteja,
Ele
receita e foto: donna hay