Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

sopa de brócolos e queijo derretido para fazer em apenas 15 minutos

20.02.19

Para mim, o queijo está para uma sopa assim como a armadura está para a cara do Conan Osíris. Fazem parte um do outro. E por isso é que deliro cada vez que encontro mais uma sopa que tenha queijo derretido lá pelo meio.

Foi o caso desta inacreditável receita do fantástico blog 101 Cookbooks. Trata-se de uma divinal sopa de brócolos com queijo cheddar e mostarda que demora uns invejáveis meros 15 minutos a preparar.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de brócolos cortados em pequenos bouquets, uma chalota picada, uma cebola picada, uma batata descascada e cortada em cubos, alho picado, caldo de legumes, mostarda à l'ancienne, queijo cheddar ralado e azeite.

Como topping, a receita original leva uns deliciosos croutons de pão integral com azeite e mostarda. Eu sei que está de dieta e tal mas, neste caso, vale a pena abrir uma pequeníssima excepção. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

broccoli-cheddar-soup-h.jpg

 

Antes que se arrependa, o melhor é começar já pelos meus queridos croutons de mostarda. Corte o pão integral em cubos e coloque-o numa taça grande. Misture o azeite com a mostarda à l'ancienne e tempere com uma pitada de flor de sal se achar necessário. Deite a mistura de mostarda por cima dos cubos de pão, envolvendo-os bem em todo o molho. 

Espalhe o pão por um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 º C, durante 10 a 15 minutos, até os croutons ficarem dourados e estaladiços.

Enquanto os croutons estão no forno, salteie a chalota e a cebola em duas colheres de sopa de azeite, com o lume no máximo. Acrescente a batata em cubos, reduza o lume para o médio, e deixe cozinhar, com a panela tapada, durante uns minutos. 

Assim que a batata começar a ficar mais mole, junte-lhe o alho e o caldo de legumes. Quando levantar fervura, veja se a batata está pronta. Se estiver, coloque os brócolos e deixe cozer mais três minutos. Mal os brócolos estiverem cozidos, desligue o lume e bata tudo até ficar com um creme aveludado, acrescentando aos poucos a mostarda e o queijo ralado.

Sirva com os croutons por cima, mais umas raspas de queijo cheddar ralado e um fio de azeite. É incrível como é que uma simples sopa pode ser tão deliciosa!

 

Uma óptima sopa para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: 101 cookbooks