Amanhã é dia de castanhas e água pé. Como o verão de São Martinho, este ano, foi em outubro, vamos ter frio e chuva por esta altura (será que o São Pedro anda a ter os mesmos devaneios que o Pires de Lima?), mas para grandes males grandes remédios e aqui fica uma sugestão quentinha para o jantar de hoje, de preferência, à lareira, com um bom copo de vinho tinto. Juntar na mesma receita castanhas assadas, queijo de cabra e maçã é de mestre, e a mestra, neste caso, chama-se Katie e escreve no maravilhoso blog What Katie Ate.
Ingredientes
- 20 g de manteiga
- 2 pastinacas médias, cortadas em bocadinhos muito pequenos
- 2 pés de aipo cortados muito fininhos
- 2 maçãs descascadas e cortadas aos bocados
- 250 g de castanhas assadas
- 4 chávenas de caldo de galinha
- 250 g de queijo de cabra macio
- Uma mão cheia de cebolinho picado
- Natas
- Sal e pimenta para moer
Derreta a manteiga numa panela grande e junte o aipo e as pastinacas (umas raízes brancas, da família das cenouras, muito cultivadas na Serra da Estrela e com um sabor intenso). Atenção: têm de estar cortadas em bocadinhos (até vou usar diminutivos para realçar e tudo) muito pequeninos e fininhos, senão fica a cozinhar durante duas horinhas (este diminutivo já é irónico). Tempere com sal grosso e pimenta preta. Mexa, com o lume no máximo, durante 10 minutos até os vegetais ficarem ligeiramente dourados. Junte as maçãs e deixe cozinhar durante mais cinco a dez minutos até as maçãs ficarem macias.
Adicione as castanhas assadas e o caldo de galinha com uma colher de chá de pimenta preta moída e deixe cozinhar por mais 20 minutos (ou até estar tudo macio, particularmente as pastinacas, porque às vezes pode demorar mais tempo). Retire do lume, e com uma varinha mágica, bata a sopa para ficar com uma consistência espessa e cremosa. Volte a colocar na panela e, em lume brando, junte o queijo de cabra, mexa bem até derreter totalmente na sopa. Confira os temperos e acrescente sal ou pimenta, se achar necessário. Se gostar da sopa mais líquida, acrescente água e mexa bem novamente. Sirva muito quente e finalize com natas e um pouco de cebolinho.
Um ótimo São Martinho com muitas castanhas e água pé,
Ela
receita e fotos: what katie ate