Chegou o mau tempo, começaram as sopas deliciosas. E para abrir a época das sopas de nos deixar a babar como o Cavaco Silva cada vez que come uma fatia de Bolo Rei, não há nada como esta faustosa sopa de cenoura com caril e leite coco. A ideia genial é do respeitadíssimo New York Times – há quem vá lá para saber as novidades geopolíticas do conflito indo-paquistanês, eu abro o jornal para conhecer as receitas mais deliciosas da semana.
E esta semana a clara vencedora é esta sopa que consegue misturar a cremosidade da cenoura e do leite de coco com o toque exótico do açafrão e dos cominhos. E nem sequer leva batata, o que faz a minha querida Mulher Mistério dar flique-flaques de alegria. Perante isto, não há chuva que resista.
Tudo o que vai precisar é de manteiga, cebola picada, cenouras cortadas às rodelas, gengibre fresco ralado no momento, cominhos, açafrão e coentros em pó, pimenta caiena, caldo de vegetais ou de galinha, leite de coco sem açúcar, sumo de meia lima, sal, pimenta preta moída no momento e coentros frescos para enfeitar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por saltear a cebola picada com a manteiga e um pouco de sal. Misture bem a cenoura com as especiarias para deixar tudo bem envolvido e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até as cenouras começarem a ficar mais macias. Junte o caldo de modo a tapar as cenouras e suba o lume para o máximo.
Quando levantar fervura, reduza o lume ao mínimo e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Assim que as cenouras estiverem cozinhadas, bata tudo com a varinha mágica até ficar com um creme aveludado – se tiver Bimby, melhor ainda.
Agora, só tem de juntar o leite de coco e o sumo de lima a gosto. Se for preciso, acerte o tempero de sal e pimenta. Sirva com umas folhas de coentros frescos e depois diga lá se, com receitas destas, até não apetece um tempinho de frio e chuva. A combinação do leite de coco com o gengibre e o açafrão é um sonho – como se fosse uma sopa de caril.
Uma óptima sopa para si onde quer que a chuva esteja,
Ele
receita e foto: the new york times
Esta leva batata mas é batata doce e junta também o aroma do caril com a delícia que é o leite de coco: https://6800milhas.blogspot.com/2016/10/s opa-de-batata-doce-e-caril-bimby.html