Há receitas que valem mais do que mil palavras. Por exemplo, a mim basta dizer-me três simples palavras para eu me calar imediatamente enquanto começo a babar-me como um bebé de quatro meses à frente da primeira papa. Soufflé chocolate preto. Pronto, já estou em transe.
Esta maravilha foi criada pela deslumbrante Donna Hay e leva apenas ovos (com as claras separadas das gemas), leite, amido de milho, cacau em pó, açúcar de confeiteiro, chocolate preto picado, cremor tártaro e manteiga sem sal derretida. Para o molho de chocolate, vai precisar de mais chocolate preto picado, natas e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Aqueça, em lume médio, durante três minutos, as gemas com o leite, o amido de milho, o cacau e o açúcar de confeiteiro, enquanto mistura tudo com uma vareta. Assim que começar a engrossar, acrescente o chocolate preto picado e deixe derreter durante mais um minuto, sem parar de mexer. Coloque a mistura numa taça e leve ao frigorífico durante 5 minutos.
Enquanto isso, bata as claras em castelo com o cremor tártaro. Quando tirar o chocolate do frigorífico, bata um pouco para ficar cremoso. Depois envolva cuidadosamente com uma espátula as claras em castelo na mistura, divididas em três porções e tendo sempre muito cuidado para as claras não perderem o volume.
Unte com a manteiga derretida dois ramequins com capacidade para 250 ml e polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro. Divida o creme pelos ramequins e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 a 17 minutos, até os soufflés crescerem e ficarem dourados no topo.
Enquanto os soufflés cozinham, misture numa panela todos os ingredientes do molho de chocolate e aqueça, em lume brando, durante cerca de 5 minutos. Sirva os soufflés com o molho de chocolate por cima e mais um pouco de açúcar de confeiteiro polvilhado pelo topo.
Um óptimo soufflé para si onde quer que o chocolate esteja,
Ele
receita e foto: donna hay