Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

soufflé de chocolate sem farinha para comemorar a nossa eleição como personalidade digital do ano pela revista lux

Chocolate-souffle-batch-2-6-754.jpg

O Facebook crashou, o António Costa virou cozinheiro da Cristina Ferreira e nós fomos eleitos Personalidade do Ano pela revista Lux. Há que reconhecer: finalmente o Mundo está a tornar-se um local que faz sentido. Para tudo ser perfeito, só falta o Conan Osíris fazer uma música sobre o fax, esse aparelho injustamente esquecido pela Humanidade.

Mas voltando ao que nos traz aqui hoje, é verdade, o incrível aconteceu: a revista Lux, num repentino acesso de loucura, elegeu-nos como a Personalidade Masculina do Ano na área Digital. Não fosse esse pequeno detalhe de este casal ser composto por um homem e uma mulher (ou seja, em elemento masculino e outro feminino), e tudo seria perfeito. Mas, como em tudo na vida, encontrámos uma forma de resolver o assunto fazendo-nos representar no almoço de hoje por um belo e farfalhudo bigode masculino orgulhosamente ostentado pela nossa querida produtora Sofia Vivo.

Infelizmente, nós os dois tivemos de ficar anonimamente escondidos em casa. Perdemos um honroso almoço de celebração mas, para compensar, vamos comemorar com um magnífico soufflé de chocolate sem farinha.

A receita é do fantástico blog Brown Eyed Baker e só leva chocolate preto picado, manteiga sem sal, extracto de baunilha, cinco gemas de ovo e oito claras, açúcar e cremor tártaro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

WhatsApp Image 2019-03-14 at 16.01.33.jpeg

 

Se quiser celebrar connosco este honroso prémio, só precisa de untar um pirex para soufflés com capacidade para 2 litros e polvilhá-lo com açúcar. Guarde-o no frigorífico enquanto trata do resto. E o que vem a ser o resto?

É derreter a manteiga juntamente com o chocolate no microondas. Depois, junte-lhes o extracto de baunilha e uma pitada de sal e coloque de lado. Numa taça, bata as gemas com 70 g de açúcar durante três a quatro minutos. Com uma espátula, envolva o chocolate derretido nas gemas. 

Noutra taça, bata as claras com o cremor tártaro. Quando começarem a ficar em espuma, junte-lhes, aos poucos, duas colheres de sopa de açúcar e continue a bater até ficar com as claras em castelo.

Adicione um quarto das claras ao chocolate e mexa bem. Depois acrescente o resto, envolvendo cuidadosamente com uma espátula para não deixar as claras perder o oxigénio.

Coloque tudo dentro do pirex que guardou no frigorífico e coloque-o no terço de baixo do forno, pré-aquecido a 190 ºC. Deixe cozer, durante 30 a 40 minutos, até o soufflé crescer bem para fora do pirex. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e coma à vontade e sem medo da dieta. Afinal, hoje é dia de festa – e este prémio é seu!

 

Muito obrigado a si onde quer que esteja,

Ele

 

receita: brown eyed baker; fotos: brown eyed baker; lux