E no dia 3 de Junho voltámos oficialmente aos brunches. Com um fim-de-semana de chuva e 20º C lá fora, não me resta outra alternativa que não seja ficar tranquilamente em casa a saborear um bom brunch de manhã. E para este sábado vou preparar uma imbatível panqueca de limão no forno.
A vantagem das panquecas no forno é que insuflam quase como se fossem um soufflé e ficam com uma textura leve e fofinha que nenhuma outra panqueca de frigideira consegue.
Esta receita é do site da King Arthur, uma marca de farinhas americana. Mas pode prepará-la com qualquer outra farinha. Além da farinha, vai precisar de duas colheres de sopa de manteiga, açúcar, leite, extracto de baunilha e ovos. Para o topping, precisa de sumo de limão espremido no momento e açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por escolher uma frigideira de 23 cm que possa ir ao forno ou uma forma com 20 cm de diâmetro. O tamanho da forma/frigideira é fundamental para que a panqueca saia bem insuflada.
Coloque uma colher de sopa na frigideira e leve-a ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante cerca de dois minutos, até a manteiga derreter e a frigideira aquecer.
Numa taça, misture a farinha com o açúcar e uma pitada de sal fino. Noutra taça, bata o leite com o extracto de baunilha e os ovos.
Bata os ingredientes líquidos com os secos até ficar com uma massa cremosa. Derreta a outra colher de sopa de manteiga e misture-a com a massa.
Finalmente, espalhe a massa pela frigideira previamente aquecida e leve ao forno, durante 15 a 20 minutos, a 220º C. Quando a panqueca estiver insuflada e dourada por cima, está pronta.
Sirva com o sumo de limão salpicado por cima e o açúcar de confeiteiro polvilhado pelo topo.
Um óptimo brunch para si onde quer que o bom tempo esteja,
Ele
receita e foto: king arthur