Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

soufflé de três queijos para um jantar especial

07.03.19

O queijo está para a minha vida assim como os telemóveis estão para a música do Conan Osíris: sou capaz de o repetir até à exaustão, sem qualquer variação. Se houvesse um alimento que eu tivesse de escolher para me acompanhar nos meus últimos dias, seria o bom e velho queijo. Sólido, derretido, cremoso, líquido... o queijo é sempre bom e delicioso. E fica bem em qualquer refeição: desde o pequeno-almoço até à ceia.

Hoje, para variar, não vou fazer um jantar com um queijo. Vou fazer um jantar com três queijos: um divinal Parmesão, um delicioso Cheddar e um estrondoso Emmental. Todos juntos e ralados num espectacular soufflé do fantástico site Taste of Home.

Além dos queijos, vai precisar de manteiga partida em pedaços, farinha, leite gordo, ovos, mostarda de Dijon e cremor tártaro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

exps2205__HC143213DD03_28_4b-696x696.jpg

 

Comece por derreter a manteiga numa panela, em lume médio. Acrescente a farinha e vá mexendo até ficar com um creme. Acrescente o leite aos poucos enquanto continua a mexer. Depois, coloque a mostarda e uma pitada de sal e pimenta (a receita original é com molho picante, mas eu não vou usar). Continue a mexer até levantar fervura.

Deixe cozinhar durante mais um a dois minutos, para engrossar ligeiramente, e então reduza o lume para o mínimo e adicione os queijos. Quando os queijos estiverem derretidos, passe tudo para uma taça.

Noutra taça, separe as gemas das claras. Deixe as claras assentarem durante cerca de 30 minutos, enquanto bate as gemas até ficarem bem amarelas (cerca de 4 minutos). Acrescente cerca de 80 ml da mistura de queijo às gemas, mexa um pouco e coloque tudo dentro da taça das gemas de ovos. Misture bem e deixe arrefecer durante 30 minutos.

Bata as claras em castelo com o cremor tártaro. Envolva lentamente um quarto das claras na mistura já fria, com a ajuda de uma espátula, e depois faça o mesmo com o resto. Cuidado para não misturar demasiado porque quanto mais mexer menos o soufflé vai crescer.

Divida por oito ramequins com capacidade para 220 g e coloque-os dentro de um recipiente com cerca de 2 centímetros de água quente. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 160 ºC, durante 40 a 45 minutos e coma logo. Se esperar muito, o soufflé vai mirrar.

 

Um óptimo soufflé para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: taste of home