Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

spaghetti carbonara com crosta de queijo crocante por cima, um jantar divinal para fazer em 20 minutos

Hoje estou inspirado pela inacreditável vitória de ontem do Liverpool sobre o Barcelona. Depois do que vi, também tenho de fazer coisas maravilhosas. Mas, no meu caso, em vez do campo de futebol, escolho a cozinha.

Para o jantar de hoje, vou preparar uma deslumbrante carbonara. Parece um prato simples e básico, mas leva por cima uma irresistível crosta de queijo pecorino crocante. Daquelas que estalam a cada dentada e que se dividem em centenas de partículas crocantes que se misturam de uma forma única com o molho carbonara cremoso.

A receita é do fantástico site Food52 e fica pronta em apenas 20 minutos. Por outras palavras, é facílima de fazer. 

Tudo o que vai precisar é de spaghetti de boa qualidade, um ovo inteiro e uma gema, bacon em cubos ou speck, manteiga e queijo pecorino ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

carbonara.jpg

 

Coloque a massa a cozer seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, bata com um garfo o ovo inteiro juntamente com a gema e com um pouco de queijo ralado fininho, corte o bacon em cubos e rale o queijo. 

Espalhe o resto do queijo ralado, num círculo, por cima de uma frigideira aquecida em lume médio. Quando o queijo estiver derretido, a borbulhar, formando uma espécie de rede, retire-o com cuidado da frigideira, com a ajuda de uma espátula, e coloque-o num prato deixando-o arrefecer e tornar-se crocante. Tenha cuidado para não partir a bolacha de queijo. Se preferir, também pode fazer o queijo crocante, em 1 minuto, no microondas seguindo esta receita.

Salteie o bacon picado, na mesma frigideira, sem o deixar queimar. Separe uns cubinhos de bacon para espalhar por cima do spaghetti, no final, e deixe o resto na frigideira.

Quando vir que a massa está pronta, junte a manteiga ao bacon. Assim que estiver derretida, retire o spaghetti directamente da panela para a frigideira, levando um pouco de água atrás – a água da cozedura vai ajudar a tornar o molho mais cremoso, se for preciso acrescente mais umas colheres de sopa de água ao molho.

Envolva bem a massa neste molho. Desligue o lume e acrescente o ovo batido, mexendo tudo muito bem. A ideia é que o ovo se misture com o molho, criando um creme. Tem de ter cuidado para não o cozinhar demasiado, se não vai ficar com uma massa de ovo mexido.

Assim que o molho estiver no ponto, sirva o spaghetti nos pratos com a bolacha de queijo crocante por cima e mais uns cubinhos de bacon. Vai ver como a mistura do queijo crocante com o molho cremoso é divinal. Digno de um Jürgen Klopp da cozinha.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a carbonara esteja,

Ele

 

receita e foto: food52