Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

spaghetti de ovos rotos para um jantar de última hora

15.06.22

É um dos meus petiscos favoritos. As batatas fritas em palitos estupidamente estaladiças, os ovos estrelados tostados nas pontas e muitíssimo cremosos na gema... Quando se corta tudo à bruta, a gema espalha-se e vai ensopar as batatas fritas, tornando-as molhadinhas por dentro e estaladiças por fora. Basicamente, não há muito mais que se possa dizer de uns ovos rotos, a não ser que são perfeitos para dividir com os amigos ou com a família.

Mas esta receita do site Food52 consegue ser surpreendente. Em vez de usar as calóricas batatas fritas, usa o ligeiramente mais saudável spaghetti cozido. Para lhe dar alguma crocância, finaliza com um crumble de pão ralado frito polvilhado por cima.

Para fazer esta maravilha, vai precisar de spaghetti, azeite, manteiga, alho picado, ovos, salsa picada, alcaparras e queijo pecorino ralado. Para o crumble, precisa de pão ralado grosso (o ideal é triturar os restos de pão duro que tenha em casa para controlar a grossura das migalhas de pão ralado), alecrim picado, azeite e raspas de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

ea68852a-a868-41c6-b5c7-fc408ba682c4--2018-0201_sp

Comece por colocar o spaghetti a cozer al dente seguindo as instruções da embalagem.

Enquanto isso, salteie o pão ralado em duas colheres de sopa de azeite, durante quatro a cinco minutos. Quando estiver dourado e estaladiço, junte o alecrim, desligue o lume e deixe arrefecer. Finalmente, misture as raspas de limão e guarde de parte.

Na mesma frigideira, em lume médio, aqueça outra colher de sopa de azeite juntamente com uma colher de sopa de manteiga. Adicione o alho picado e logo de seguida abra os ovos para estrelarem até ficarem com as pontas das claras tostadas e as gemas ainda cremosas.

Escorra a massa, guardando uma concha da água da cozedura. Coloque os ovos por cima da massa, com toda a gordura que ficou na frigideira, a salsa e as alcaparras. Misture tudo muito bem, rebentando as gemas e cortando as claras. Acrescente um pouco de água da cozedura a gosto, tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e sirva com o pão ralado tostado por cima e o queijo ralado. Acompanhe com um copo de vinho branco. Ou dois... Ou três...

 

Uns óptimos ovos rotos para si onde quer que as batatas fritas estejam,

Ele

 

receita e foto: food52