Não se cansa de beber sempre a mesma coisa ao pequeno-almoço? Café, leite, chá, galão ou sumo de laranja natural foram deportados cá de casa durante uma semana. Agora está nas mãos de toda a numerosa Família Mistério descobrir alternativas. Eles sugerem, eu produzo. É justo e saboroso.
O primeiro contributo veio do Misterioso mais velho. Como já é adolescente, tem preocupações ambientais e sociais. Ontem lembrou-se:
– Estão ali uns pêssegos anões a estragar-se no frigorífico.
Quem diz pêssego anão, diz pêssego paraguaio – se bem que nunca consegui perceber porquê. Afinal, este tipo de pêssego atarracado nasceu na China e hoje em dia chega a Portugal importado de Espanha. Com o Paraguai tem muito pouco a ver.
Seja como for, peguei nos últimos sobreviventes que ainda restavam no frigorífico sem estarem podres, lavei-os e cortei-os aos bocados sem descascar. Eu sei que assim o sumo fica mais escuro e menos doce, mas também fica com mais vitaminas. Coloquei-os no liquidificador com um pouco de gelo, duas folhas grandes de manjericão e meio limão espremido. Bati tudo até ficar líquido. Juntei mais gelo e servi.
O resultado foi aprovado com distinção. Só uma das crianças é que quis juntar um pouco de açúcar. Se gostar do sumo mais doce, tire a pele. E mais líquido acrescente água.
Ingredientes
- 5 pêssegos paraguaios
- 2 folhas de manjericão
- Meio limão espremido
- Gelo
Bons sumos para si onde quer que esteja,
Ele