tagliatelle com pesto, ervilhas e pinhões, uma receita prática para convidados inesperados

    Diz que domingo é dia da família. E eu acho muito bem. Dia de ficar em casa a “alongar” que é como quem diz a espreguiçar de sofá em sofá. Estava eu hoje em pleno exercício dominical quando me tocam à porta os meus queridos e diletos cunhados que, aparentemente, terão levado demasiado à letra o dia da família. Nada contra, adoro surpresas e gosto muito dos meus cunhados, mas já se está mesmo a ver como acaba uma visita inesperada perto da hora do almoço. Não está a ver? Eu explico. Comigo na cozinha… a dar indicações ao meu querido Marido Mistério. O que vale é que tinha na despensa os ingredientes para uma receita que descobri no blog From the Kitchen, que já estava a querer experimentar há algum tempo… Fácil e rápida, acabámos por fazer hoje.

    pesto1.jpg

     

    Ingredientes 

    Para 4 pessoas

    • 1 chávena de ervilhas congeladas
    • 200 g de uma pasta à sua escolha (nós escolhemos tagliatelle)
    • 1+1/4 de chávena de pesto de manjericão
    • 1 chávena de queijo parmesão ralado
    • Flor de sal e pimenta preta moída
    • 1/2 chávena de pinhões tostados
    • 1/4 de chávena de folhas de manjericão

     

    Ferva água numa panela. Coloque as ervilhas e deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos, depois escorra, passando por água fria. Numa panela maior, ferva água com sal e cozinhe a pasta, seguindo as instruções do pacote, para ficar al dente. Escorra e volte a colocar na panela. Junte o pesto, as ervilhas e o parmesão, deixando de parte um pouco do parmesão. Tempere a gosto com flor de sal e pimenta preta. Divida a pasta pelos pratos e decore-os com os pinhões (encontrámos uns bem mais baratos no Lidl…), algumas folhas de manjericão e um pouco mais de parmesão. Se preferir, junte um fio de azeite extra-virgem. 

    Foi um sucesso. Os cunhados adoraram. Aliás, gostaram tanto que temo que para a semana voltem a aparecer de surpresa. Uns amores. Mas o que eu queria mesmo era “alongar” no sofá. Só que agora tenho de ir arrumar a cozinha…

    Acho que devíamos mudar a entrada deste blog para “Ele cozinha, Ela arruma, limpa, lava…” 

     

    Um bom resto de domingo, de preferência, longe da cozinha e a espreguiçar no sofá,

    Ela

     

     

    receita e foto: fromthekitchen

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *