a melhor maneira de fazer umas batatas laminadas no forno

    Há receitas que só de olhar fazem nascer em mim um dos mais perigosos pecados capitais: a gula. Eu nem sou obcecada por batata, mas estas batatas laminadas no forno, com as fatias empilhadas tipo tarte, e recheada de manteiga é demasiado irresistível para não experimentarmos. A receita é do blog Mantitlement e é um ótimo acompanhamento para o próximo almoço ou jantar que organizar em sua casa.

    Ah, e só precisa de 6 ingredientes: batata yacon, manteiga, tomilho fresco picado, redução de balsâmico, sal e pimenta preta moída.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente para 8 pessoas, então espreite aqui a receita original.

     

     

    Preparação

    Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 230º C.

    A seguir, descasque as batatas e corte-as em fatias fininhas com a ajuda de uma mandolina (o ideal é que fiquem com cerca de 3 mm de espessura).

    Entretanto, derreta 3 colheres de sopa de manteiga numa frigideira grande em lume médio.

    Por fim, disponha as fatias de batata em círculos concêntricos, criando várias camadas sobrepostas.

    Tempere com sal, pimenta e uma colher de sopa de tomilho fresco.

    Depois, acrescente novas camadas de fatias de batatas, tempere com mais sal, pimenta e tomilho e, nesta fase, junte um fio de redução de balsâmico.

    Repita o processo com o resto das batatas, do sal, da pimenta e do tomilho e, quando estiver a cerca de metade da altura da frigideira, junte mais 3 colheres de sopa de manteiga derretida.

    A seguir, volte a dispor por cima o resto das batatas, da redução de balsâmico, do sal, da pimenta e do tomilho até terminar os ingredientes.

    Pressione com firmeza para baixo com a ajuda de um prato ou de uma forma de bolo e leve ao forno durante 30 minutos.

    Nessa altura, retire a frigideira com cuidado e pressione novamente as camadas de batata para baixo com a ajuda de um prato ou uma forma. A seguir, volte a colocar no forno durante mais 25 minutos.

    Finalmente, retire do forno, deixe a tarte arrefecer ligeiramente, passe uma faca pela borda da frigideira e vire a tarte ao contrário para o prato que vai servir.

    Corte em fatias e delicie-se!

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: mantitlement

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *