Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de chocolate com caramelo salgado, a sobremesa ideal para celebrar uma data especial

16.05.21

Pensando bem, desde quando é que precisamos de um pretexto para fazer um bolo ou uma tarte? Hoje não é domingo? Dia da Asneira? Dia do Senhor? Celebremos então, e em bom. Porque esta receita do blog La Receta de La Felicidad é das maiores tentações que já me passaram pelos olhos. E só de pensar no momento em que a vou provar, já fico com o batimento cardíaco alterado.

Para fazer esta tentação de Cristo, o meu querido Marido Mistério vai precisar de farinha, farinha de amêndoa, manteiga, açúcar, um ovo, uma pitada de sal e baunilha em pó para a base. Para o molho de caramelo salgado, precisa de açúcar, natas, manteiga e uma pitada de sal. Para o creme de chocolate, tem de ter natas e chocolate preto. Finalmente para o chantilly, precisa de natas muito frias e açúcar. Para decorar, tenha à mão cacau em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 a 18 fatias, espreite aqui a receita original.

6841366485_a62d0310e2_o.jpg

 

Comece por fazer a base: misture todos os ingrediente da base no liquidificador até obter uma massa. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Estenda a massa na bancada e estique-a com o rolo da massa.

Forre o fundo e os lados de uma forma de tarte com a massa. Tape e leve novamente ao frigorífico durante mais 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 190º C. Faça vários furos na massa com um garfo e leve ao forno durante 25 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto, prepare o molho de caramelo salgado: coloque o açúcar numa panela pequena e ferva em lume médio.

Quando o caramelo ficar com uma cor âmbar, retire a panela do lume e junte a manteiga e as natas. Mexa bem antes de despejar o molho por cima da base. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante uma hora.

Faça agora o creme de chocolate: parta o chocolate em pequenos pedaços. Ferva as natas numa panela pequena em lume médio. Coloque o chocolate numa taça média e despeje as natas quentes por cima. Deixe assentar durante alguns minutos e mexa até obter um creme macio. Despeje o creme de chocolate por cima do molho de caramelo salgado. Leve ao frigorífico durante 24 horas.

Antes de servir, faça o chantilly: bata as natas com o açúcar numa batedeira e decore o topo da tarte com chantilly. Finalize com o cacau em pó.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: la receta de la felicidad