Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de chocolate e framboesas para animar os nossos dias em casa

06.11.20

O tempo está de chuva, o Estado de Emergência está de volta e Donald Trump ainda está à solta. Vendo bem as coisas, tudo nos aconselha a ficar em casa, fechadinhos e seguros, com uma deliciosa tarte de chocolate à frente. Nunca se sabe o que poderá acontecer a seguir, no meio de toda esta loucura, por isso não deixe para amanhã o que pode comer hoje.

Eu cá, neste fim-de-semana, vou dedicar-me a provar as mais divinais receitas. E hoje começo logo com uma sobremesa. É uma espectacular receita da fantástica revista Delicious: uma tentadora tarte de creme de chocolate com framboesas e base de... chocolate.

Para fazer esta Miss Mundo das tartes, vou precisar de leite, natas, açúcar, chocolate preto com 70% de cacau partido em pedaços, ovos, extracto de baunilha e framboesas frescas. Para a base da tarte, vou precisar de farinha, cacao em pó, açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal em pedaços, uma gema e água fria. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

447585-1-eng-GB_silky-chocolate-raspberry-tart-768

 

Para preparar a base da tarte, deite, através de um passador, para dentro de um triturador (ou de um robô de cozinha) a farinha com o cacau em pó, o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal. Acrescente a manteiga e triture até ficar com uma espécie de pão ralado. Bata a gema com a água, adicione ao resto e bata mais um pouco para deixar a massa ligada.

Amasse ligeiramente em cima do balcão de cozinha, polvilhado com farinha, forme um disco, envolva-o em película aderente e leve ao frigorífico durante 15 minutos. Forre uma forma de tarte, de 25 cm, com a massa e volte a colocar no frigorífico durante mais 20 minutos.

Para terminar a base da tarte, cubra a massa com papel vegetal amachucado e coloque por cima uma fina camada de arroz. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 15 minutos. Retire o papel vegetal e o arroz e volte a colocar no forno durante mais 5 minutos. Deixe arrefecer enquanto prepara o recheio.

Ferva, em lume brando, o leite com as natas e o açúcar enquanto mexe. Retire do lume, adicione o chocolate e misture para derreter. Deixe arrefecer um pouco antes de adicionar os ovos e o extracto de baunilha e mexa até ficar tudo bem ligado.

Espalhe as framboesas por cima da base da tarte, deite o creme de chocolate no topo e leve ao forno, pré-aquecido a 170 ºC, durante 20 a 30 minutos até o recheio ficar mais consistente mas ainda cremoso. Sirva à temperatura ambiente com mais umas framboesas frescas por cima e desgrace-se. No meio de tudo isto, é o que nos resta.

 

Uma óptima tarte para si onde quer que a loucura ande à sua volta,

Ele

 

receita e foto: delicious magazine