É de momentos destes que é feita a minha felicidade: quando olho para uma tarte assim e a minha boca se começa a encher como o Lago Titicaca.
Esta receita, do fabuloso blog Gimme Some Oven, é simplesmente perfeita. Na base, está um fino crumble de amêndoa e cacau. No topo, está um divinal creme de chocolate preto e flor de sal. No conjunto, está aquilo que eu considero a sobremesa perfeita: fácil, light e deliciosa.
Para a base, só vai precisar de amêndoa ralada fininha, cacau em pó, óleo de coco derretido, xarope de ácer e sal. Para a cobertura, separe chocolate preto partido em pedaços, leite de coco gordo de lata, sal e flor de sal para salpicar por cima. A receita original também leva extracto de baunilha mas eu não vou colocar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Primeira característica da sobremesa perfeita: fácil. E começamos por ela. Misture bem todos os ingredientes da base e espalhe-os pela base de uma forma de tarte com cerca de 23 centímetros de diâmetro. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 10 a 12 minutos, até começar a ficar tostada e tem a sua base pronta. Fácil ou não?
Agora a segunda característica: light. Aqueça o leite de coco no fogão, ou no microondas, até começar a borbulhar. Coloque o chocolate preto partido numa taça e despeje o leite de coco por cima. Espere 30 segundos para derreter, acrescente o sal e misture. Já está pronto o recheio. É só chocolate preto e leite de coco. Nada de açúcar, natas ou sequer farinha.
Espalhe o chocolate derretido por cima da base, alise com uma faca e leve ao frigorífico durante duas horas. Sirva com flor de sal espalhada por cima.
E é assim que chegamos à terceira característica da sobremesa perfeita: alguém tem dúvidas de que esta combinação de base de amêndoa tostada com cobertura de chocolate preto é absolutamente deliciosa?
Uma óptima sobremesa para si onde quer que o açúcar esteja,
Ele
receita e foto: gimme some oven