tarte de coco e limão para adoçar um fim de semana em casa

    Acho que foi a palavra que mais escrevi no último ano: confinamento. OK, se calhar escrevi “receita” mais vezes, mas deve estar ela por ela. É o que é, não vale a pena estar para aqui a lamentar-me. No meio deste caos, deste autêntico cenário de guerra que se passa nos hospitais, só posso agradecer estarmos todos bem e com saúde. Mas a verdade é que não saímos de casa para nada. E nunca é demais repetir: é a melhor forma de combater esta pandemia. Não saia de casa. Proteja-se a si e aos outros. Eu sei que já estamos todos fartos, mas imagine como estarão os médicos, os enfermeiros e todo o pessoal que está diariamente na linha da frente sem conseguir esse luxo que é ir a casa e estar com as suas famílias.

    Por isso, toca a fazer programas em família este fim de semana. Nós estamos viciados na série The Man in the High Castle, da Amazon, temos feito puzzles intermináveis e jogado jogos de tabuleiro com os miúdos. E, claro, temos cozinhado em família. Hoje já tenho uma receita para o meu querido Marido Mistério fazer: esta incrível tarte de coco e limão do blog Half Baked Harvest, só para desgraçar novamente a minha dieta. Sim, é totalmente para a desgraça mas enfim… já assumi que confinar é sinónimo de engordar.

    Só precisa de ter em casa coco ralado, farinha, açúcar mascavado e manteiga com sal fria para a base. Para o recheio, precisa de 4 gemas de ovo, amido de milho, leite de coco, açúcar mascavado, sal, manteiga com sal, extrato de baunilha, coco ralado, natas, raspas de um limão e coco tostado para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Lemon-Sugar-Coconut-Cream-Pie-1.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C.

    Unte uma forma de tarte com base amovível.

    Comece por fazer a base: triture o coco no liquidificador até obter uma espécie de farinha. Junte depois a farinha propriamente dita, o açúcar mascavado e a manteiga. Volte a misturar até obter uma massa com grumos do tamanho de ervilhas. Adicione três colheres de sopa de água fria (uma de cada vez) até a massa formar uma bola. Se a massa continuar seca, junte mais uma ou duas colheres de sopa de água. Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma que preparou.

    Leve ao forno durante 12 a 14 minutos até ficar com um tom dourado.

    Enquanto isso, faça o recheio: junte numa panela grande as gemas de ovo e o amido de milho. Misture bem. Adicione 100 g de açúcar mascavado, o leite de coco e o sal. Coloque em lume médio alto e deixe ferver. Vá deixando cozinhar, mexendo sempre, até a mistura engrossar e ficar macia com a consistência de uma mousse, durante cerca de 8 a 10 minutos.

    Retire do lume e acrescente a baunilha, a manteiga e o coco ralado.

    Deite por cima da base que, entretanto, retirou do forno. Tape e guarde no frigorífico durante pelo menos 3 horas.

    Antes de servir, bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly.

    Misture as raspas de limão com uma colher de sopa de açúcar mascavado.

    Coloque as natas por cima da tarte e espalhe por cima a mistura do açúcar com o limão e o coco tostado. Corte em fatias e sirva.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *