Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de coco e limão, uma receita de sonho para animar este fim de semana de confinamento

13.11.20

Não há nada a fazer. Uma pessoa tem de se abastecer de coisas boas para passar este fim de semana em casa com algum alento e animação. E esta maravilha que descobri no blog Broma Bakery anima qualquer defunto. Vamos lá para a cozinha e aproveitar estes momentos “forçados” em família. Ponha todos a trabalhar e vai ver que, no fim, todos os membros da sua família vão dar valor a si e a esta tentação.

Só precisa de ter em casa açúcar, água e dois limões grandes com casca mas cortados em rodelas muito fininhas para fazer os limões cristalizados. Para a base, precisa de farinha, coco ralado, açúcar, sal, manteiga derretida e extrato de baunilha. Para o recheio, tem de ter ovos, açúcar, sumo e raspas de limão, sal, extrato de baunilha e farinha. Finalmente para os toppings, precisa de crème fraîche e coco tostado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Lemon-Coconut-Tart-Finals.jpg

 

Comece por cristalizar os limões: misture numa panela pequena, em lume brando, o açúcar e a água, e mexa até o açúcar se dissolver totalmente. Junte as rodelas fininhas de limão com casca e deixe ferver em lume brando, durante uma hora, mexendo de vez em quando. Retire as rodelas de limão da panela com uma escumadeira e deixe-as arrefecer totalmente num prato forrado com papel vegetal.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190º C. Unte uma forma de tarte redonda com manteiga e reserve.

Misture no liquidificador a farinha, o coco ralado e o açúcar até ficarem com uma consistência de pó. Junte o sal, a manteiga derretida e o extrato de baunilha até obter uma massa homogénea.

Retire do liquidificador e forme uma bola com a massa. Depois, estique-a e pressione-a contra o fundo e os lados da forma de tarte. Com a ajuda de um garfo, faça 8 a 10 buracos na massa, tape-a com uma folha de papel vegetal e ponha por cima pesos, feijão ou arroz.

Leve ao forno durante 10 minutos.

Enquanto a base está no forno, faça o recheio: numa taça grande, misture todos os ingredientes do recheio exceto a farinha. Quando estiver tudo misturado, adicione a farinha, batendo bem de forma a não deixar nenhum grumo.

Retire a base do forno e reduza a temperatura para 180º C.

Espalhe o recheio por cima da base e leve ao forno durante 20 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer durante, pelo menos 2 horas, no frigorífico.

Entretanto, bata o crème fraîche, durante cerca de 2 minutos, até ficar com uma consistência cremosa. Espalhe por cima da tarte e decore com o coco tostado e os limões cristalizados.

OK, a receita demora algum tempo, mas a verdade é que este fim de semana não temos pressa nenhuma, pois não?

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: broma bakery