Cada vez mais começa a ser difícil agradar a gregos e a troianos nas festas de família. Antigamente, comia-se o que havia. Hoje em dia, um não come carne, outro é vegetariano, outra não come glúten e ainda há sempre a prima ou a irmã vegan. Oh Deus, não é fácil. Esta receita do blog Fig & Bay é ideal para estas celebrações com muitos convidados. Ninguém lhe resiste e toda a gente pode comer. É vegan e deliciosa e é a sobremesa ideal para a sua Páscoa.
Só vai precisar, para a base, de coco ralado, óleo de coco derretido, flocos de aveia, farinha de arroz integral, uma pitada de sal, farinha de espelta, xarope de ácer e extrato de baunilha. Para o recheio, vai precisar de água, amêndoas (ensopadas durante 24 horas), coco ralado, agar agar, xarope de ácer, uma pitada de sal e extrato de baunilha. Tenha ainda à mão doce de framboesa ou chocolate derretido para usar como topping.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer a base. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma de tarte alta com papel vegetal e unte os lados da forma.
Triture os flocos de aveia, a farinha de arroz, o sal e 50 g do coco ralado no liquidificador até obter uma espécie de farinha. Transfira para uma taça e junte a farinha de espelta e o resto do coco ralado. Acrescente o óleo de coco e misture bem com a ponta dos seus dedos. Finalmente, junte o xarope de ácer e o extrato de baunilha e continue a misturar até obter uma massa homogénea.
Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno durante 20 minutos. Retire a base do forno e reserve enquanto faz o recheio.
Prepare um coador, coloque-o sobre uma panela e reserve. Retire as peles das amêndoas, escorra e seque-as. Junte metade das amêndoas no liquidificador com 750 ml de água e 150 g de coco ralado. Misture bem durante cerca de 2 minutos. Transfira esta mistura através do coador para a panela. Repita o processo com os restantes 625 ml de água e o resto das amêndoas e do coco ralado. Deixe escorrer lentamente o líquido. Deverá obter cerca de 1,4 litros de leite de coco e de amêndoa. Junte agora o agar agar, o xarope de ácer, o sal e deixe o leite ferver enquanto vai mexendo.
Depois de ferver, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Finalmente, acrescente o extrato de baunilha.
Reserve e deixe arrefecer durante 10 minutos. Depois misture bem uma última vez antes de a despejar para cima da base da tarte.
Quando o recheio arrefecer, coloque a tarte no frigorífico durante pelo menos 3 horas.
Sirva com um doce de framboesa por cima. Se preferir, chocolate quente derretido também fica uma maravilha.
Uma ótima Páscoa para si e para toda a família,
Ela
receita e foto: fig & bay