tarte de crème brulée, a nossa forma de celebrar o carnaval

    Há quem goste de desfiles, máscaras e de folia, nós – como diria o grande Herman – somos mais bolos. Por isso, eu mascaro o meu querido Marido Mistério com o seu melhor avental (que por acaso pode comprar aqui) e vamos para a cozinha. Por isso, hoje é para a desgraça porque lhe pedi para fazer esta incrível tarte de crème brulée que descobri no blog The Scran Line. Eu sei que é uma tentação, mas como é Carnaval, nem a minha balança vai levar a mal.

    Para isso, precisamos de comprar os seguintes ingredientes: farinha, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha, manteiga sem sal e 4 gemas de ovo para a base. Depois, precisamos de leite, natas, 3 gemas de ovos, 2 ovos, açúcar mascavado e pasta de baunilha para o recheio.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Faça primeiro a base:

    Comece por juntar a farinha, o extrato de baunilha e o açúcar em pó no liquidificador e bata durante 20 segundos para misturar. A seguir. adicione a manteiga e triture até obter pedaços do tamanho de lentilhas. Depois, adicione as gemas de ovo e bata até formarem pequenos aglomerados de massa.

    A seguir, transfira a massa para a bancada da cozinha e junte-a (sem amassar). Forme com a massa uma espécie de disco e depois envolva-a em película aderente. Depois, deixe repousar durante 60 minutos no frigorífico.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180°C.

    A seguir, polvilhe a bancada com farinha e use um rolo para estender a massa até atingir cerca de 35 cm de largura. Com cuidado, passe o rolo por cima da massa e depois transfira e desenrole sobre uma forma de tarte com cerca 23 cm de diâmetro com fundo amovível. Levante cuidadosamente a massa sobre a forma da tarte para permitir que caia naturalmente nos cantos. Não a estique, senão a massa pode encolher e ficar irregular. Descarte o excesso de massa. Agora faça buracos na massa com um garfo.

    Entretanto, coloque a forma da tarte num tabuleiro de forno. Enrugue um pedaço grande de papel vegetal e depois desenrugue-o. A seguir, coloque-o no interior da forma da tarte e encha com pesos de cozinha ou feijão ou grão de bico.

    Depois, leve ao forno durante 15 minutos. Em seguida, retire do forno, levante cuidadosamente os pesos usando o papel vegetal e reduza a temperatura do forno para 150°C. Deixe a base no forno durante mais 10 minutos. Nessa altura, retire do forno e deixe arrefecer completamente. Deixe o forno ligado porque vai precisar dele para o recheio.

    Faça agora o recheio:

    Comece por adicionar o leite e as natas a uma taça resistente ao calor e aqueça no micro-ondas durante 2 minutos. Depois, deixe arrefecer.

    Entretanto, misture numa taça grande as gemas de ovo, os ovos, o açúcar mascavado e a pasta de baunilha.

    A seguir, adicione lentamente a mistura do leite morno e bata até ficar bem misturado.

    Agora transfira o recheio para a base da tarte através de um coador e leve ao forno durante 30 a 35 minutos. Nessa altura, ainda estará ligeiramente oscilante no centro. Deixe arrefecer completamente.

    Para finalizar, polvilhe açúcar por cima. Use um maçarico de cozinha para caramelizar o açúcar e sirva logo esta incrível e tentadora tarte de crème brulée.

     

    Bom carnaval,

    Ela

     

    receita e foto: the scran line

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *