Pronto. Entrei oficialmente em estágio para o Natal. Significa isto que vou fazer um intervalo de quinze dias na minha dieta. Não dá. Não vale a pena lutar contra as evidências. Não consigo fazer dieta nesta altura. Entre jantares de Natal e as novas receitas que o meu querido Marido Mistério me “obriga” a experimentar, não dá. Infelizmente, eu sou a provadora oficial do Reino Mistério e, nesta altura, tenho muito trabalho. Um trabalho duro, é certo, mas alguém tem de o fazer.
Esta receita que descobri no blog Baking with Granny é demasiado boa para ser ignorada pelo meu apurado palato. E já pedi ao meu querido Marido Mistério para a fazer este ano. Ele mandou-me comprar os ingredientes e, claro, fui logo para o supermercado, porque sou uma mulher muito bem mandada.
Comprei, para a base: manteiga, farinha, açúcar, cacau em pó, chocolate preto e leite (ah, ele também vai precisar de 2 colheres de sopa de água fria). Para o recheio, comprei natas, leite, extrato de baunilha, ovos, gemas de 2 ovos e açúcar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer a base de chocolate: numa taça grande misture a manteiga e a farinha até formar uma espécie de crumble. Junte o açúcar e o cacau em pó e misture bem.
Entretanto, derreta o chocolate preto em banho-maria ou no micro-ondas com intervalos a cada 30 segundos. Vá mexendo o chocolate derretido enquanto junta gradualmente o leite até criar uma espécie de ganache.
Junte a ganache aos ingredientes secos e misture. Acrescente a água (uma colher de sopa de cada vez) e mexa novamente.
Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e amasse-a durante alguns minutos. Forme uma espécie de disco e envolva-a em folha de papel aderente. Guarde-a no frigorífico durante 30 minutos.
Enquanto isso, unte com manteiga uma forma de tarte com cerca de 21 cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 170º C. Coloque já no forno o tabuleiro que vai usar para ir aquecendo.
Estenda a massa com o rolo formando um círculo do tamanho da forma. Coloque-a na forma de maneira a que passe por cima das bermas. Ponha por cima uma folha de papel vegetal e pesos de cerâmica (pode também usar arroz ou feijão e grão).
Coloque no tabuleiro pré-aquecido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire os pesos e o papel vegetal, e volte a colocar no forno durante mais 10 minutos. Ponha de lado a base para arrefecer e reduza o forno para 140º C.
Enquanto isso, faça o recheio: aqueça, numa panela, em lume brando, as natas, o leite e a baunilha. Bata os ovos e o açúcar numa taça. Junte agora, lentamente, a mistura aquecida das natas e do leite, mexendo sempre. Transfira a mistura para um jarro e despeje-a por cima da base da tarte de chocolate. Coloque novamente no tabuleiro pré-aquecido e leve ao forno durante 40 minutos até o topo ficar dourado.
Retire o excesso da base por cima das bordas da forma. Deixe a tarte arrefecer antes de espalhar por cima o açúcar com a ajuda de uma colher.
Caramelize o topo com um maçarico e sirva!
Não é um espetáculo?
Feliz Natal,
Ela
receita e foto: baking with granny
casalmisterio
As mais deliciosas receitas doces para o seu lar ou estabelecimento comercial
São 30 receitas que irão te deixar com água na boca
Acesse esse link https://bit.ly/2rnTURS