Vamos lá por partes. Primeiro: ainda não desisti da minha dieta. Segundo, esta receita do blog Fooduzzi não tem açúcar. Terceiro e mais importante: apesar dos pontos anteriores, vou resistir à tentação e não vou comer. Juro. Vou só pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta tarte para os miúdos e eventualmente, só eventualmente, provar um bocadinho de nada. Só isso. Mais nada. E ele nem se pode queixar porque só precisa de 10 minutos para preparar esta maravilha.
Ele vai precisar de ter à mão tâmaras sem caroço (ensopadas em água quente durante 5 minutos e depois escorridas), cajus crus picados ou amêndoas cruas se preferir, e coco ralado, para fazer a base. Depois vai precisar de uma lata de creme de coco (é melhor deixar no frigorífico na véspera), xarope de ácer, extrato de baunilha, morango cortados em cubos e fatiados para o recheio. E finalmente, coco tostado, hortelã fresca e chocolate preto ralado para decorar.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por preparar a base. Coloque as tâmaras escorridas, os cajus e o coco no liquidificador e triture tudo muito bem até obter uma mistura pegajosa.
Forre uma forma de tarte com película aderente (deixe sair por fora para ser mais fácil para tirar a tarte da forma). Espalhe por cima a mistura de tâmaras, coco e cajus, pressionando com os seus dedos a base e os lados da forma até criar uma fina camada. Leve ao congelador enquanto prepara o recheio.
Para fazer o recheio, retire o creme de coco do frigorífico. Abra a lata, retire a parte sólida branca e coloque-a numa taça de uma batedeira (também pode usar uma varinha mágica). Junte o xarope de ácer e o extrato de baunilha e bata até obter um creme macio e fofo (como se fosse chantilly), durante 1 a 2 minutos.
Retire a base do congelador. Ponha o recheio por cima e alise o topo com uma espátula. Deixe assentar no congelador durante 10 minutos. Retire do congelador e decore com os morangos, o coco tostado, a hortelã e o chocolate preto ralado. Volte a colocar no congelador durante uma hora.
Quando retirar do congelador, retire a tarte puxando com cuidado o papel aderente. Coloque num prato e sirva.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: fooduzzi