Não é segredo para ninguém que sou obcecada por figos e apaixonada por queijo Brie. Por isso, esta receita de tarte de figo e brie foi-me enviada pelo próprio Diabo em pessoa para me tentar mais uma vez e desgraçar a minha eterna dieta. Dá para acreditar nesta incrível receita de “tarte dobrada” do site Antoniou Fillo? Estou à beira de uma apoplexia tal é a taquicardia só de imaginar esta tarte de figo e brie a entrar na minha boca.
Para isso, preciso de comprar massa filo, manteiga sem sal (derretida), dois ovos, natas, sal e pimenta, queijo brie cortado às fatias, figos cortados às rodelas e tomilho fresco.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, retire a massa filo do frigorífico para ficar à temperatura ambiente.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C e pincele uma travessa de forno retangular com cerca de 24×34 cm com manteiga.
A seguir, misture os ovos, as natas, o sal e a pimenta numa taça e bata bem até ficar tudo muito bem combinado, e reserve.
Entretanto, disponha duas folhas de massa filo na bancada – uma por cima da outra – e com os seus dedos pegue nos lados mais curtos e dobre a massa fazendo o efeito de uma concertina ou de um leque. Depois, coloque a massa filo dobrada em leque ou concertina numa das pontas do tabuleiro que preparou. Repita o processo com o resto da massa filo e vá encostando as várias folhas umas às outras até preencher todo o tabuleiro.
Entretanto, pincele a manteiga derretida por cima da massa filo e vá espalhando as fatias de brie e as rodelas de figo entre as camadas de massa filo. A seguir, despeje a mistura dos ovos com as natas por cima. Decore com tomilho fresco e leve ao forno durante 35 minutos ou até a tarte ficar dourada no topo.
Nessa altura, retire do forno e sirva logo.
Boas receitas,
Ela