Adoro o verão por todas as razões e mais algumas. Adoro calor, praia, férias, mas sobretudo amo figos, na minha modesta opinião, a melhor fruta do verão e do mundo. Por isso, quando me deparo com uma tarte de figos com queijo de cabra, começo a sentir suores frios, taquicardia e cresce em mim uma gula inacreditável que só acalma quando eu devorar a tarte até ao fim. Eu sei, parece irracional, mas não consigo resistir a uma receita que consegue juntar dois dos meus ingredientes preferidos.
Por isso, estou obcecada por esta tarte de figos com queijo de cabra do blog Foxes Love Lemons e já pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer este fim de semana. Ainda por cima, é muito fácil de fazer.
Pelo sim, pelo não, vou já comprar os ingredientes: massa de tarte, queijo de cabra, queijo creme, raspas de laranja raladas, canela em pó, pimenta preta moída, cravinho moído, gengibre em pó, 16 figos cortados ao meio, mel e pistácios picados.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C.
A seguir, pressione a base contra uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro e corte as pontas em excesso. Depois, faça vários furos na base da tarte com a ajuda de um garfo. Forre a base com uma folha de papel vegetal e coloque por cima pesos de cozinha ou feijões secos.
A seguir, leve ao forno durante 18 a 20 minutos ou até ficar com um tom dourado.
Nessa altura, retire os pesos de cozinha e o papel vegetal e ponha a base de lado para arrefecer.
Enquanto isso, junte o queijo de cabra e o queijo creme numa taça e leve ao micro-ondas durante 15 segundos. Depois, adicione as raspas de laranja, a canela, a pimenta, o cravinho e o gengibre e esmague tudo muito bem com um garfo.
Espalhe a mistura dos queijos por cima da base da tarte já arrefecida.
Disponha os figos por cima do recheio de queijo e decore com um fio de mel e os pistácios picados.
Sirva logo!
Boas receitas,
Ela