Não há nada melhor do que uma sobremesa ao fim da tarde, na praia. Bem, é capaz de haver: uma mini com uns tremoços, por exemplo. Mas uma sobremesa também sabe sempre bem. E por isso vou fazer esta fresquíssima tarte de laranja e ricotta para levar para a praia neste fim-de-semana alargado.
A receita é do site Taste e é facílima de fazer. Só vai precisar de farinha, açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal fresca e partida em cubos, raspas e sumo de laranja, uma gema de ovo, compota de laranja e pinhões. Já para o recheio, separe queijo ricotta fresco, mais açúcar de confeiteiro, uma colher de sopa de sumo de laranja (a receita original é com água de laranja, mas eu vou usar sumo) e dois ovos. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de mais nada, faça a base triturando num liquidificador a farinha com o açúcar de confeiteiro, a manteiga e metade das raspas de laranja. Adicione logo depois a gema e o sumo e triture mais um pouco até formar uma bola de massa. Embrulhe finalmente a massa em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos.
Em seguida, unte uma forma de tarte rectangular com 11 cm por 35 cm e com o fundo amovível. Tenda a massa até ficar com 3 mm de espessura e forre a forma com ela. Volte a colocar no frigorífico durante mais 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º C.
Antes de levar a massa ao forno durante dez minutos, cubra-a com papel vegetal e coloque por cima arroz cru ou outro peso para não deixar a massa crescer. Retire depois o papel vegetal e o arroz e volte a colocar no forno mais cinco minutos. Deixe arrefecer ligeiramente enquanto prepara o recheio.
E para o recheio só tem de triturar todos os ingredientes num liquidificador juntamente com o resto das raspas de laranja. Assim que tiver um creme macio, está pronto. Espalhe a compota de laranja por cima da base e em seguida o recheio e os pinhões. Volte a levar ao forno durante mais 20 minutos. Sirva com mais um pouco de açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.
Uma óptima tarte de laranja para si onde quer que a praia esteja,
Ele