Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

tarte de lima e chocolate preto com cobertura de mascarpone: oh, meu deus, o que é que posso dizer?!

Cá em casa, todos temos uma profunda obsessão por lima e limão. Tudo o que sejam bolos que consigam misturar aquela acidez deliciosa do limão com um toque adocicado por exemplo de leite condensado, entram directamente para o olimpo da doçaria mistério. Acontece que esta fabulosa tarte tem ainda outro ingrediente imbatível: o iogurte grego, que lhe dá uma textura fresca e cremosa difícil de igualar. E ainda... E ainda... não a Bota Botilde, mas uma fantástica camada de chocolate amargo que enrijece no frigorífico e que se torna firme e consistente ao trincar. 

Tudo isto por cima de uma base crocante feita com bolachas Digestive. E por baixo de uma cobertura de espuma de queijo mascarpone. O resultado é uma tarte que consegue ser doce e amarga ao mesmo tempo, suave e ácida, crocante e cremosa, viciante... e viciante – aqui não há contradições.

Para mim, é dos meus doces preferidos nos dias mais quentes. E por isso é que o fazemos sempre no Verão.

tarte lima-2.jpg

 

Ingredientes

Para a base

  • 200 g de bolachas digestive
  • 150 g de manteiga sem sal derretida

Para o recheio

  • 200 g de chocolate preto
  • 100 ml de leite gordo
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 embalagem de iogurte grego
  • Raspas de lima
  • Sumo de 4 limas 

Para a cobertura

  • 400 g de queijo de Mascarpone
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • Raspas de 1 lima

tarte lima-3.jpg

Triture as bolachas todas num liquidificador. Assim que estiverem desfeitas, junte a manteiga derretida e pique mais um bocadinho para misturar tudo e criar uma massa. Amasse um pouco com as mãos e espalhe numa forma de tarte com o fundo amovível. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 8 minutos.

Enquanto a base cozinha, derreta o chocolate juntamente com os 100 ml de leite. Deixe arrefecer a base e o chocolate derretido e espalhe este por cima daquela. Leve ao frigorífico enquanto prepara o resto. E o resto é só bater num liquidificador o leite condensado com o iogurte grego, as raspas e o sumo de lima. Finalmente, espalhe este creme por cima do chocolate já enrijecido e volte a colocar no frigorífico durante duas horas.

Para fazer a cobertura, bata o queijo mascarpone com o açúcar de confeiteiro até ficar mais leve. Espalhe por cima do recheio no momento de servir e termine com umas raspas de lima para decorar.

tarte lima fatias.jpg

Vai ver como é absolutamente divinal!

 

Uma óptima tarte de lima para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para casal mistério

 

5 comentários

Comentar post