Dia 1 de maio é dia do trabalhador o que, na prática, significa dia de não trabalhar. Por isso, partilho hoje esta fabulosa receita de tarte de lima e pistácios, do site neo-zelandês Dish, porque é provavelmente a sobremesa mais fácil de sempre. Assim, celebramos o dia do trabalhador como deve ser: com o mínimo de trabalho possível.
Para isso, precisamos dos seguintes ingredientes: bolachas digestivas e manteiga derretida, para a base. Depois, precisamos de ovos, farinha, sal, açúcar, mais manteiga derretida, raspas e sumo de lima, e natas para o recheio. Finalmente, temos ainda de comprar pistácios picados e açúcar de confeiteiro para decorar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, unte uma forma de bolo com cerca de 20 cm de diâmetro e forre com uma folha de papel vegetal.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C.
Depois, faça a base: triture as bolachas no liquidificador até obter uma espécie de farinha. A seguir, adicione a manteiga e volte a misturar. Espalhe a base na forma e pressione com os seus dedos contra o fundo e os lados até a uma altura de cerca de meio centímetro. Depois, leve ao frigorífico.
Enquanto isso, prepare o recheio: bata os ovos numa taça grande. E misture a farinha, o sal e o açúcar noutra taça. A seguir, adicione esta mistura aos ovos e bata até obter uma massa macia. Nessa altura, acrescente o resto dos ingredientes e misture novamente, mas não demasiado, para não deixar entrar ar na massa.
Depois, espalhe o recheio por cima da base que preparou e alise o topo com uma espátula.
Leve ao forno durante 45 minutos até o recheio ficar pronto e o topo dourado.
Deixe a tarte arrefecer na forma, depois tape e leve ao frigorífico novamente durante várias horas até ficar firme.
Retire da forma e transfira a tarte para um prato.
Finalmente, decore com pistácios picados e açúcar de confeiteiro.
Um ótimo feriado para si, onde quer que esteja,
Ela