esta tarte de maracujá é de perder a cabeça…

    Se se esqueceu de comprar um presente para a sua mãe, não se preocupe: vá para a cozinha e faça esta deliciosa tarte de maracujá. Vai ver que a sua mãe vai adorar e sai sempre mais barato do que comprar um presente.

    Aliás, a receita é do blog Blossom to Stem e é muito mais fácil de fazer do que imagina. Para isso, precisa de ter em casa manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro, uma gema de ovo, extrato de baunilha, sal e farinha para a base. Depois, precisa também de seis gemas de ovo, um ovo, açúcar, extrato de baunilha, polpa de maracujá e mais manteiga sem sal para o recheio de maracujá.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, comece por fazer a base da tarte de maracujá: adicione a manteiga à taça de uma batedeira de pé e bata em velocidade média durante um minuto. A seguir, junte o açúcar em pó. Depois, bata a manteiga com o açúcar em velocidade média-alta até a mistura ficar pálida e macia, durante cerca de 7 minutos, parando ocasionalmente a batedeira para raspar os lados da taça. A seguir, acrescente a gema de ovo, o extrato de baunilha e o sal e misture até incorporar, durante cerca de 1 minuto. Depois, adicione a farinha e misture em velocidade baixa até que não reste farinha seca, durante cerca de 1 minuto.

    Entretanto, coloque a massa sobre um grande pedaço de película aderente, achate até formar um disco com cerca de 2,5 cm de espessura e embrulhe bem. Deixe arrefecer no frigorífico durante pelo menos 2 horas ou durante a noite.

    Coza a base no forno

    Nessa altura, retire a massa do frigorífico e deixe repousar durante 5 a 10 minutos. Depois, estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. E crie com a massa um círculo com cerca de 0,3 cm de espessura e cerca de 28 cm de diâmetro. Para isso, tenha uma forma de tarte com cerca de 24 cm pronta e pressione cuidadosamente a massa contra a base da forma, cortando o excesso. A seguir, congele durante 30 minutos.

    Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 175°C. E coloque a forma de tarte num tabuleiro de forno com borda. Depois, forre a base da tarte com uma folha de papel vegetal ou com uma folha de papel de alumínio e encha com pesos de tarte ou feijões secos.

    A seguir, leve ao forno durante 30 minutos.

    Nessa altura, retire do forno, deixe arrefecer durante 5 minutos, remova o papel e os pesos e leve novamente ao forno até dourar, durante cerca de 15 minutos. (Não entre em pânico se a base da tarte encolher um pouco no forno.) Depois, deixe arrefecer.

    Prepare agora o recheio de maracujá

    Num tacho médio de fundo pesado, adicione as gemas de ovo, o ovo inteiro, o açúcar, o extrato de baunilha e a polpa de maracujá e misture bem. Aqueça suavemente em lume médio-baixo, mexendo constantemente, até que a mistura engrosse, durante cerca de 7 a 10 minutos. Depois, passe imediatamente por um coador de malha fina e adicione a manteiga.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 160°C.

    Coloque a base de tarte preparada num tabuleiro de forno com borda, despeje o recheio de maracujá por cima da base da tarte e leve ao forno até que o creme solidifique, durante cerca de 12 a 15 minutos.

    Para verificar se está firme, bata suavemente na borda da forma da tarte para ver se o centro da tarte abana. Se não abanar, está firme. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente.

    Finalmente, sirva com chantilly, se gostar.

     

    Feliz Dia da Mãe,

    Ela

     

    receita e foto: blossom to stem

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *