Com muita pena minha, o verão está a chegar ao fim e com ele parte o sol, o calor e… os figos, a minha fruta preferida. Por isso, temos de aproveitar enquanto ainda se consegue encontrar à venda para fazer receitas espetaculares como esta tentadora tarte de mascarpone com figos e pistácios. Que sonho de receita! Era capaz de comer uma tarte destas toda sozinha. Na boa.
Além de ser uma sobremesa espetacular, esta receita do blog Wood and Spoon tem um aspeto incrível.
Assim, para fazer esta tarte de mascarpone com figos e pistácios, precisa de comprar açúcar mascavado, bolachas graham craker (ou digestivas) esmagadas, sal e manteiga sem sal derretida para a base. Depois, precisa também de queijo mascarpone, açúcar mascavado, mel, natas, figos frescos cortados ao meio, pistácios tostados picados e um fio de mel para decorar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, comece por preparar a base: misture o açúcar mascavado, as bolachas trituradas e o sal numa taça de tamanho médio. Depois, adicione a manteiga derretida e mexa até que fique tudo bem combinado. A seguir, pressione a mistura contra o fundo e as laterais de uma forma de tarte de 23 a 25 cm com fundo amovível. Coloque no frigorífico para arrefecer enquanto prepara o recheio.
Faça agora o recheio: numa taça grande, bata o queijo mascarpone a uma velocidade média, durante cerca de 1 minuto, até ficar cremoso e sem grumos. Certifique-se de que o queijo está à temperatura ambiente para evitar que o recheio fique com grumos. A seguir, adicione o açúcar mascavado e bata até combinar, durante cerca de 30 segundos. Depois, vá lentamente adicionando o mel com a batedeira na velocidade mais baixa. Raspe os lados da taça e bata durante mais 30 segundos para garantir que tudo está bem combinado.
Entretanto, numa taça à parte, bata 240 ml de natas a uma velocidade média-baixa até ficarem espumosas. Nessa altura, aumente a velocidade e bata até ficar com a consistência de chantilly, mas tenha cuidado para não bater demais.
A seguir, envolva cerca de metade das natas batidas na mistura de mascarpone. Depois, adicione a outra metade e envolva para combinar. Se notar que o recheio está com alguns grumos, adicione os restantes 80 ml de natas e bata brevemente para suavizar.
Finalmente, espalhe o recheio por cima da base de tarte já preparada e deixe a tarte no frigorífico durante algumas horas para endurecer.
Quando estiver pronta para servir, decore a tarte ou cada fatia com figos, pistácios e um pouco mais de mel.
Um ótimo fim de semana,
Ela