Já estou a imaginar este incrível recheio cremoso misturado com as uvas tostadas em mel e tomilho a misturarem-se na minha boca numa conjugação perfeita de sabores. Aliás, esta tarte de mascarpone com uvas tostadas é uma sobremesa espetacular para um dia especial.
A receita é do blog Emma Duckworth Bakes e parece-me uma ótima ideia para o meu querido Marido Mistério fazer ainda hoje.
Assim, a receita original explica como se faz a base de tarte. Se quiser fazer em casa, siga as instruções aqui. Mas francamente, dá demasiado trabalho e eu também não posso escravizar o meu querido e talentoso Marido Mistério desta maneira.
Por isso, vou comprar base de tarte já feita no supermercado juntamente com o resto dos ingredientes: queijo mascarpone, natas, açúcar de confeiteiro, pasta de baunilha, sumo e raspas de limão para o recheio. Depois, preciso também de uvas pretas sem grainhas, mel e tomilho fresco para o topping.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, polvilhe uma forma de tarte de base amovível com cerca de 23 cm de diâmetro com farinha e coloque a base de tarte por cima. Com a ajuda dos seus dedos, pressione a base contra o fundo e os lados da forma de tarte e corte, com uma faca afiada, o excesso de base que ultrapasse a forma. Reserve.
Entretanto, faça o recheio: coloque o queijo mascarpone, as natas, o açúcar de confeiteiro, a pasta de baunilha, o sumo e as raspas de limão na taça de uma batedeira e misture tudo, na velocidade média, ou até obter um creme leve e macio.
Depois, leve recheio ao frigorífico até à hora de usar.
A seguir, pré-aqueça o forno a 180º C e disponha as uvas num tabuleiro próprio para ir ao forno. Depois, espalhe o mel por cima das uvas e misture bem. A seguir, espalhe por cima as folhas de tomilho e leve o tabuleiro ao forno durante 15 a 20 minutos ou até a pele das uvas começar a rebentar e o sumo das uvas se transformar numa espécie de xarope juntamente com o mel.
Finalmente, espalhe o recheio de mascarpone por cima da base da tarte e alise o topo com uma espátula. Leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Depois, espalhe as uvas tostadas por cima do recheio e, a seguir, ponha por cima das uvas o xarope que se formou entretanto.
Decore com mais um fio de mel e as folhas de tomilho.
Corte às fatias e sirva logo!
Boas receitas,
Ela