Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de massa filo com espinafres e queijo feta para fazer este fim de semana

05.02.21

Eu sei. É todo um outro campeonato. A massa filo eleva esta tarte a todo um outro nível. Esta receita de origem grega que descobri no espetacular blog Half Baked Harvest é absolutamente divinal e é mais fácil de fazer do que parece. São 20 minutos a preparar e depois é só levar ao forno. Claro que não é muito light mas também já vi bem pior. Só tem 322 calorias por pessoa, ou seja, por uma fatia bem apessoada.

Só precisa de ter em casa espinafres, ovos grandes, azeite extra virgem, queijo feta esmagado, parmesão ralado, manjericão, endro e orégãos picados, raspas de um limão, um dente de alho picado, piripíri, sal e pimenta preta moída, massa filo, manteiga sem sal derretida e sementes de sésamo cruas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Greek-Spinach-and-Feta-Pie-Spanakopita-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal.

Numa taça média, misture os espinafres, os ovos, o azeite, o queijo feta, o parmesão, o manjericão, o endro, os orégãos, as raspas de limão, o alho, o piripíri e uma pitada de sal e pimenta.

Disponha uma folha de massa filo no tabuleiro que preparou e pincele a massa com a manteiga derretida. Repita o processo mais duas vezes, colocando as folhas em cima de uma da outra. Agora pincele outra folha de massa filo com manteiga e coloque-a perpendicularmente às anteriores, criando uma cruz. Repita o processo mais duas vezes. Volte a pincelar outra folha de massa filo com manteiga e coloque-a na diagonal, por cima das camadas anteriores. Repita também esta camada mais duas vezes. Na prática, vai usar 9 folhas de massa filo divididas em 3 camadas, colocadas em 3 direções diferentes, formando uma espécie de estrela.

Transfira o recheio de espinafres e feta para o centro da massa filo, deixando cerca de 5 cm de margem. Dobre as pontas por cima do recheio.

Pincele mais 3 folhas de massa filo com a manteiga e coloque-as por cima do recheio, dobrando-as como se fosse uma trouxa, para fechar. Espalhe as sementes de sésamo por cima da massa.

Leve ao forno durante 45 a 50 minutos até a massa ficar dourada e acastanhada. Sirva quente.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest