tarte de massa filo com ricotta e espinafres (queroooo tanto!)

    Esta é daquelas receitas que nos dá fome só de olhar. Eu não consigo resistir a um prato destes. Não consigo mesmo. Serei uma pessoa normal? Adoro o aspeto estaladiço da massa e o ar cremoso do queijo misturado com os espinafres. Descobri esta maravilha no site Olive Magazine e não vou descansar enquanto o meu querido Marido Mistério não fizer cá em casa. Eu até vou ao supermercado por ele só para lhe dar graxa! Só preciso de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho descascados e esmagados, espinafres baby, 1 ovo, queijo ricotta, noz-moscada, queijo feta e massa filo. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    ebdfbc2e15a4d8ac98bfeb5458591f29.jpg

     

    Aqueça numa frigideira larga o azeite com a cebola e o alho. Deixe fritar durante 10 minutos até a cebola e o alho ficarem macios mas antes de começarem a ganhar cor. Junte os espinafres e cozinhe durante 5 minutos. Vá mexendo. Retire e escorra os espinafres, pressionando-os para retirar o líquido em excesso. Deixe arrefecer. Numa taça à parte, bata o ovo com a ricotta e a noz-moscada e tempere. Acrescente o queijo feta juntamente com os espinafres e a cebola.

    Aqueça o forno a 180º C e deite um pouco de spray de cozinha numa forma de bolo com cerca de 20 cm de diâmetro. Forre a forma com as folhas de massa filo, deixando a massa que sobra pendurada para fora das bordas, não esquecendo de voltar a polvilhar a massa com o spray de cozinha. Coloque, com a ajuda de uma colher, a mistura de queijo e espinafres no centro da forma. Dobre as folhas de massa filo por cima do recheio, cobrindo a tarte por completo. Volte a colocar o spray de cozinha por cima da tarte. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até a massa ficar dourada e estaladiça. Sirva quente!

    É ou não é uma excelente ideia para a sua consoada… por exemplo, para acompanhar o peru?

     

    Um ótimo Natal,

    Ela

     

    receita e foto: olive magazine

    Um comentário em “tarte de massa filo com ricotta e espinafres (queroooo tanto!)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *