tarte de massa folhada com flan parisiense, uma sobremesa para o natal

    O flan parisiense é um doce clássico que pode ser encontrado em qualquer pastelaria em França. No fundo é uma tarte de natas, suave e macia. Além disso, o flan parisiense tem a superfície levemente queimada, o que traz um sabor especial a esta sobremesa. No fundo, é basicamente o bom e velho pastel de nata português, mas em versão XL! Em França, chamam-lhe Flan Parisian ou Flan Pâtissier. Só que esta versão do blog RecipeTin Eats ainda leva uma base de massa folhada o que lhe dá um toque crocante delicioso. Por isso, é uma excelente solução para a sua mesa de Natal.

    Assim, para fazer este flan parisiense precisa de comprar leite, duas vagens de baunilha, açúcar, gemas de 6 a 7 ovos, um ovo grande, amido de milho e manteiga sem sal para o recheio.

    Depois, precisa também de massa folhada, uma gema de ovo e manteiga para a base.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Comece pelo creme pasteleiro

    Antes de mais, coloque o leite, as sementes de baunilha, as vagens usadas e 50 g de açúcar numa panela grande, em lume médio-alto. Mexa até dissolver o açúcar e aqueça até quase ferver. Nessa altura, retire do lume, tape e deixe em infusão durante 10 minutos.

    Entretanto, misture à parte as gemas, o ovo inteiro e o restante açúcar numa taça grande. Bata bem e adicione o amido de milho, misturando até obter um creme macio. Depois, aos poucos, verta metade do leite na mistura de ovos, mexendo constantemente para temperar os ovos.

    A seguir, volte a colocar tudo na panela e cozinhe em lume brando, mexendo sempre para evitar que pegue no fundo, até engrossar durante cerca de 3 a 5 minutos. Se se formarem grumos, retire do lume e bata vigorosamente até alisar. Quando a mistura engrossar e aparecerem bolhas grandes, mexa durante mais 20 segundos e retire do lume. Entretanto, adicione a manteiga e passe o creme por um passador fino para uma taça. Descarte as vagens de baunilha e cubra com película aderente em contacto com o creme. Deixe arrefecer à temperatura ambiente durante pelo menos 3 horas, depois leve ao frigorífico durante mais 12 a 24 horas.

    Faça agora a base

    Para a base, use a massa folhada bem fria. Assim, comece por cortar um círculo usando o fundo de uma forma de mola de 20 cm como molde. Da outra folha de massa, corte três tiras com 25 x 5,5 cm. Coloque a massa folhada que vai usar no congelador, mas reserve os pedaços que sobram para eventuais remendos.

    Entretanto, unte a forma e forre os lados com tiras de papel vegetal e coloque a forma sobre um quadrado de papel vegetal.

    A seguir, retire as tiras de massa folhada do congelador e, assim que estiverem maleáveis, forre os lados da forma, sobrepondo 1 cm e usando água para selar. Pincele a base das tiras com água e encaixe o círculo de massa no fundo da forma. Use as costas de uma colher de chá para pressionar bem os cantos e garantir a selagem. Depois, pique a base cerca de 30 vezes com um garfo e cubra com película aderente. Congele durante 4 a 24 horas.

    Monte a tarte e leve ao forno

    Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220° C (200° C com ventilação), forre a massa folhada com papel vegetal e encha-a com pesos de cozinha.

    A seguir, leve ao forno durante 25 minutos, remova os pesos com cuidado e deixe no forno durante mais 5 minutos.

    Deixe arrefecer 10 minutos e, se necessário, e remende eventuais fissuras com pedaços de massa.

    Entretanto, reduza a temperatura do forno para 200° C (180° C com ventilação).

    Depois, retire o recheio do frigorífico, bata para o soltar e despeje-o sobre a base, deixando 1 cm até à borda. Alise a superfície e pincele com gema de ovo.

    A seguir, leve ao forno durante 65 minutos, rodando a forma 180° aos 45 minutos. O creme irá crescer nos últimos 15 minutos, como um soufflé, mas ficará firme ao arrefecer. Se necessário, caramelize a superfície com a função de grelhador do forno, mas vigie atentamente.

    Deixe arrefecer à temperatura ambiente na forma durante 4 horas e, depois, leve ao frigorífico, coberto com película aderente, durante mais 12 horas. Não se esqueça de retirar do frigorífico uma hora antes de servir.

    Sirva o flan parisiense à temperatura ambiente, cortado em fatias.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: recipetin eats

     

    Se quiser ver mais receitas de sobremesas com massa folhada, espreite a galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *