Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de mousse de chocolate com base de massa filo para ajudar a esquecer o último mês

15.12.20

Com um ano tão terrível como este, temos de investir tudo para conseguirmos ter um Natal que nos salve um bocadinho do que foi esta desgraça. Se nos distraímos, ainda levamos com outra má notícia na Consoada. Por isso estou a dar o meu melhor para este jantar de Natal. Primeiro, vamos abrir com queijos e presuntos artesanais portugueses, depois vou fazer um delicioso bacalhau e um não menos delicioso peru e, finalmente, para sobremesa, tenho de arrasar. 

E é para isso que existe a nossa querida e prezada Martha Stewart. Este ano, estou a preparar um doce de arromba: uma deliciosa tarte de... pára tudo! mousse de chocolate. Como se isto não bastasse para ser um sucesso esmagador, a tarte ainda leva uma base ultra-estaladiça feita de massa filo.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de manteiga derretida, massa filo, açúcar e chocolate semi-amargo derretido. Para o recheio de mousse, vou precisar de mais chocolate semi-amargo partido em pedaços, gemas de ovos, açúcar, sal, natas para bater e açúcar de confeiteiro. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

image (3).jpeg

 

Para fazer a base, unte com manteiga uma forma de tarte circular com 23 cm de diâmetro por 5 cm de altura. Forre depois a forma com duas tiras de papel vegetal, com 43 cm por 5 cm, colocadas cruzadas, a formar um X, e deixando cerca de 5 cm de fora em cada ponta.

Coloque uma folha de massa filo em cima do balcão de cozinha. Pincele o topo com manteiga derretida e polvilhe a metade direita da superfície com açúcar. Dobre a metade direita da massa, de forma a que o açúcar fique todo coberto e volte a pincelar o topo com manteiga derretida. Coloque a folha de massa na forma, com o lado da manteiga virado para baixo, deixando cerca de 1 cm de fora, e pressione bem contra o fundo. Repita o processo com as restantes folhas de massa filo, sobrepondo-as ligeiramente até que a forma fique totalmente coberta e sobressaia uma margem com cerca de 1 cm de massa a toda a volta. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, até que a massa fique dourada e estaladiça. 

Depois de ter deixado a massa arrefecer durante cerca de 10 minutos, pincele o fundo e cerca de 2 cm dos lados com o chocolate derretido. Leve ao frigorífico durante mais dez minutos.

Enquanto isso, bata à mão as gemas com o açúcar e o sal, numa panela em banho-maria, até o açúcar dissolver. Acrescente o chocolate, bata mais um pouco até derreter. Retire da água e deixe arrefecer durante dez minutos.

Bata metade das natas até ficarem com a consistência de chantilly. Misture um terço das natas com o chocolate derretido. E envolva o resto das natas, cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, para não perder o volume. Espalhe a mistura por cima da massa e leve ao frigorífico durante 3 horas.

Bata o resto das natas com o açúcar de confeiteiro até ficarem chantilly. E sirva a tarte com o chantilly por cima e lascas de chocolate no topo.

 

Uma óptima tarte para si onde quer que a mousse de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: martha stewart