tarte de pera com queijo de cabra e nozes, um acompanhamento original para o natal

    É daquelas pessoas que não adora bacalhau e acha que o peru é o prato mais desinteressante do mundo? Não se preocupe! Também temos sugestões para fugir às tradições de Natal como esta deliciosa receita vegetariana. Esta tarte de pera com queijo de cabra e nozes, que descobri no blog Coley Cooks, é uma maravilha e é facílima de fazer.

    Para isso, precisa de comprar manteiga, alho francês cortado em rodelas fininhas (só as partes brancas e verdes muito claras), sal e pimenta, mostarda Dijon, natas, alecrim fresco picado, massa de tarte, queijo de cabra, uma pera grande cortada em fatias fininhas, nozes picadas e um ovo batido com uma colher de sopa de água.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, derreta a manteiga numa frigideira em lume médio-alto. A seguir, adicione o alho francês e cozinhe durante cerca de 6 minutos, mexendo frequentemente, até que amacie.

    Depois, tempere com sal e pimenta, acrescente a mostarda Dijon, as natas e uma colher de chá de alecrim. Nessa altura, cozinhe durante cerca de 5 a 8 minutos até que as natas reduzam para metade e o molho fique espesso. A seguir, prove para ajustar os temperos, se achar necessário, e deixe arrefecer completamente.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 190° C e forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. A seguir, estenda a  massa da tarte numa superfície plana polvilhada com farinha, com a ajuda do rolo da massa, até ficar com um pouco mais de meio centímetro de espessura e com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro.

    Depois, transfira-a para o centro do tabuleiro, tendo cuidado para deixar cair ligeiramente sobre os lados.
    A seguir, espalhe uniformemente a mistura de alho francês arrefecida no centro da massa, deixando uma margem de cerca de 5 cm. Depois, desfaça o queijo de cabra por cima e, em seguida, disponha as peras em padrão circular. Entretanto, polvilhe com a colher de chá de alecrim que sobrou, o sal, a pimenta e as nozes picadas.

    Finalmente, dobre cuidadosamente a borda exterior da massa por cima do recheio para formar uma cobertura de entre 3 a 5 cm. Depois, pincele a cobertura com o ovo batido com a água para ficar mais brilhante e dourada.

    Leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até a cobertura ficar bem dourada. Deixe arrefecer durante 30 minutos antes de cortar e sirva quente ou à temperatura ambiente.

     

    Um ótimo domingo,
    Ela

     

    receita e foto: coley cooks

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *