Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

tarte de queijo com cebola caramelizada e maçã, uma receita vegetariana para começar bem a semana

31.01.22

Se ainda está em teletrabalho, esta receita do blog Le Petit Eats é ideal para o seu almoço de hoje. Se não estiver em teletrabalho, faça à mesma para o seu jantar. É uma delícia e é mais fácil de fazer do que parece.

Só precisa de ter em casa massa de tarte, manteiga sem sal, azeite, uma cebola pequena cortada em fatias, crème fraîche, mostarda Dijon, queijo Gruyère, tomilho fresco picado, uma maçã cortada às fatias, sal e pimenta preta moída.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

apple-thyme-tart-005.jpg

 

Estenda a massa de tarte sobre a bancada polvilhada com farinha. Pressione a massa contra duas formas com cerca de 15 cm de diâmetro, cortando o excesso de massa. Leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos, até ficar bem firme.

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e coloque pesos de cozinha por cima. Se não tiver pesos de cozinha, use feijão ou arroz para fazer peso.

Leve ao forno durante 20 minutos.

Retire a folha de papel vegetal e os pesos, e volte a colocar no forno, durante mais 10 minutos, até a base ficar dourada e crocante.

Retire as formas do forno e deixe arrefecer ligeiramente.

Reduza a temperatura do forno para 180º C.

Enquanto isso, prepare o recheio: derreta a manteiga juntamente com o azeite numa frigideira em lume médio. Agite a frigideira para misturar. Adicione a cebola e deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos de cada lado, até caramelizar. Retire do lume.

Numa taça pequena, misture o crème fraîche e a mostarda e espalhe esta mistura uniformemente sobre a base das tartes. Disponha a seguir metade do queijo e do tomilho. Coloque as fatias de maçã e a cebola caramelizada por cima. Disponha o resto do queijo e tempere com sal e pimenta.

Leve ao forno (coloque as tartes na prateleira de cima), durante 15 minutos, até a massa ficar dourada e o queijo derretido.

Deixe arrefecer durante 10 minutos e decore com um pouco mais de tomilho antes de servir.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: le petit eats