tarte de queijo e maçã com mel para celebrar o dia da mulher

    Hoje a minha querida Mulher Mistério está de folga. Como é Dia da Mulher, sou eu que cozinho, que limpo, que lavo e que arrumo. Não é muito diferente do que se passou ontem ou anteontem. Nem nada diferente do que se vai passar amanhã. Em suma, já sou eu que cozinho, que limpo, que lavo e que arrumo todos os dias. Por isso, não vai haver grandes diferenças. Cá em casa é Dia da Mulher todos os dias. No entanto, hoje resolvi fazer uma das receitas preferidas da minha querida Mulher Mistério: uma deliciosa tarte de queijo e maçã com mel.

    A receita é do blog Bon Abbetit e é facílima de preparar. Tudo o que precisa é de massa filo, maçã laminada, seis colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de canela e uma colher de chá de açúcar. Para o recheio, vai precisar de duas chalotas laminadas, queijo cheddar ralado, uma gema de ovo, tomilho e queijo creme à temperatura ambiente. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Tarte de queijo e maçã

    Preparação

    Em primeiro lugar, lamine as maçãs em fatias fininhas e cubra com a mistura do açúcar com a canela. Assim a maçã vai libertando o sumo enquanto carameliza ligeiramente.

    Em seguida, trate do recheio. Coloque as chalotas laminadas numa frigideira juntamente com uma colher de sopa de manteiga e uma pitada de flor de sal e pimenta preta moída no momento. Cozinhe em lume brando até as chalotas caramelizarem. Logo que as chalotas começarem a ficar acastanhadas, junte-as numa taça com os restantes ingredientes do recheio.

    Para montar a tarte, derreta o resto da manteiga e coloque uma folha de massa filo em cima de um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pincele essa folha de massa com a manteiga derretida e repita o processo com as restantes folhas, até ficar com uma pilha de folhas de massa filo intercaladas com manteiga derretida.

    Coloque agora o recheio no centro da massa, numa forma circular. Coloque por cima as fatias de maçã também em círculo. Dobre as pontas da massa filo para dentro de maneira a fazer um círculo também de massa. Se tiver dificuldade em que a massa se aguente dobrada, cole-a com um pouco mais de manteiga derretida. Salpique o topo com mais um fio de manteiga derretida e umas folhas de tomilho e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 30 minutos.

    Assim que a tarte estiver dourada e bem estaladiça, sirva com um fio de mel espalhado por cima.

     

    Uma óptima tarte de queijo para si onde quer que a maçã esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon abbetit

     

    Se quiser ver outras receitas deliciosas de tartes com queijo, então carregue na Galeria aqui em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *