tarte de salmão com molho holandês, uma receita espetacular para servir ao jantar

    Faz uma vistaça, não acha? Aliás, estou doida para experimentar esta tarte de salmão com molho holandês. Além de ter um aspeto incrível, ainda por cima, é muito fácil de fazer. Então se acompanhar com uma boa salada verde, fica uma maravilha. O molho holandês por cima do salmão dá-lhe um toque divinal. Pelo sim pelo não, já enviei esta receita do site Olive Magazine ao meu querido Marido Mistério para Ele fazer o que mais gosta: brilhar na cozinha e alimentar os meus desejos gastronómicos.

    Para isso, precisamos de comprar uma massa de tarte, salmão fumado (a receita original é feita com salmão fumado a quente, mas é difícil de encontrar em Portugal) e alcaparras. Depois precisamos ainda de manteiga sem sal, 4 gemas de ovo, vinagre de vinho branco com estragão, um limão e um molho de estragão picado, para o molho holandês.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 190º C.

    A seguir, estenda a massa da tarte e coloque-a na base de uma forma de tarte com cerca de 20 a 21 cm de diâmetro. Depois, faça furos na base da massa com a ajuda de um garfo. A seguir, forre a base com uma folha de papel vegetal e ponha pesos de cozinha ou feijão cru por cima, para fazer peso. Leve ao forno durante 15 minutos. Nessa altura, retire o papel vegetal e os pesos e volte a colocar no forno durante mais 10 minutos.

    Enquanto isso, separe o salmão em lascas e espalhe-o por cima da base da tarte. Depois, espalhe por cima metade das alcaparras.

    Entretanto, derreta a manteiga até ficar com uma espuma esbranquiçada. E bata as gemas de ovos e o vinagre numa taça de vidro e aqueça em banho-maria. Vá mexendo até o creme engrossar.

    Retire a taça do lume e vá acrescentando a manteiga aos poucos até o molho ficar com uma consistência cremosa. Esprema o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Se for preciso, junte um bocadinho de água para obter a consistência desejada.

    A seguir, adicione o estragão e espalhe o molho por cima do salmão, dentro da tarte.

    Decore com o resto do estragão e das alcaparras, antes de servir.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: olive magazine

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *