Mais uma receita para a Páscoa? Mais uma receita para a Páscoa. Ela não se cansa de me lembrar constantemente que eu sei ser “persistente” (na verdade, Ela usa mais os adjectivos “chato”, “maçador” e “azucrinante”, mas em público eu prefiro apenas “persistente”). É simples: recuso-me terminantemente a ver toda a gente à minha volta a fazer as mesmas receitas de Páscoa todos os anos. É bom manter aquelas receitas emblemáticas: o cabrito ou o borrego, o folar, as amêndoas, os ovos. Mas depois convém introduzir algumas novidades, senão vamos sentar-nos à mesa no domingo como se estivéssemos em 1979 – com as calças à boca de sino e as patilhas até ao maxilar.
E é por isso que aqui estou eu, vosso amigo e salvador, para partilhar esta deliciosa receita de folhado de espargos com queijo Gruyere. A receita é da incomparável, da inigualável, da ímpar Martha Stewart e dá um excelente acompanhamento ou até um prato principal vegetariano. E, ainda por cima, é a coisa mais fácil do mundo de fazer.
Ingredientes
- 1 folha de massa folhada
- 2 chávenas de queijo Gruyere ralado
- 700 gramas de espargos frescos
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal
- Pimenta
Comece por aquecer o forno a 200º C. Depois desenrole uma embalagem de massa folhada em cima do balcão da cozinha e forme um rectângulo de 40 cm por 25 cm. Não se esqueça de espalhar um pouco de farinha para a massa não ficar colada à pedra. Coloque a massa em cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Com uma faca bem afiada, marque um rectângulo a cerca de 2,5 cm da borda. Cuidado para não cortar a massa, a ideia é marcar apenas um risco com a faca para que as bordas subam mais do que o centro da massa. Pique o centro do rectângulo várias vezes com um garfo para a massa não subir e leve-a ao forno durante 15 minutos.
Quando a massa estiver dourada, retire-a do forno e coloque o queijo ralado por cima. A seguir ponha os espargos atravessados sem a parte final do pé. Vá alternando pontas com pés. Pincele com azeite e tempere com sal grosso e pimenta. Leve ao forno durante mais uns 20 a 25 minutos até os espargos estarem tenrinhos.
O que me diz: é ou não é uma delícia irresistível para a Páscoa? E não se preocupe: a dieta volta na segunda-feira.
Uma Páscoa Feliz para si onde quer que esteja,
Ele
receita e foto: martha stewart
Gosto muito de visitar a V. página, aliás todos os dias o faço! Só queria lembrar que este ano a grande tendência de moda são as calças à boca de sino!! Pode inovar e continuar com essas calças…